O pagamento de valores do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) que estavam retidos pelo saque-aniversário iniciou na manhã desta segunda-feira (29). A Caixa Econômica Federal fará o pagamento em duas etapas, com liberação de R$ 3,9 bilhões em cada.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
Na primeira etapa, o trabalhador poderá receber até R$ 1,8 mil. Já o pagamento restante será realizado de forma escalonada entre os dias 2 e 12 de fevereiro de 2026.
Para receber a liberação do saldo o trabalhador deve ser optado pelo saque-aniverário e possuir saldo na conta do FGTS referente ao contrato. Além disso, é necessário que o contrato de trabalho tenha sido suspenso ou rescindido entre 1º de janiero de 2020 e 23 de dezembro de 2025.
No entanto, a liberação só vale para as seguintes recisões:
- demissão sem justa causa;
- despedida indireta, culpa recíproca ou força maior;
- falência ou falecimento do empregador;
- término de contrato por prazo determinado (inclusive temporários);
- suspensão total do trabalho avulso.
Dessa forma, os trabalhadores que utilizatam os valores como garantia em empréstimos de antecipação do saque-aniversário ou que possuam contas com bloqueio judicial não poderam sacar os valores. Já os que tiveram recisão por acordo entre empregado e empregador poderão sacar 80% do saldo disponível.
Para consultar se tem direito à liberação, o trabalhador poede consultar o aplicativo do FGTS, comparecer às agências da Caixa ou telefonar para o número 0800-726-0207.

