Os brasileiros que planejam realizar viagens internacionais em 2026 devem se atentar às políticas de vistos, residência e autorizações de trabalho dos países de interesse. Nesta semana, entre os dias 22 e 23, órgãos de imigração de diversos países divulgaram comunicados sobre alteração dessas leis.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
Oceania
O governo australiano realizou uma revisão em suas orientações oficiais de imigração humanitária e vistos de proteção. As mudanças realizadas indicam uma alteração contínua dos critérios migratórios, no entanto, autorizações de trabalho não estão diretamente relacionadas.
Já na Nova Zelândia, as alterações foram feitas no âmbito das acomodações para trabalhadores estrangeiros que sejam vinculados a programas sazonais – com entrada prevista para abril do próximo ano. O governo também emitiu um alerta sobre golpes envolvendo vistos de trabalho, afirmando que não existem vagas que exigem pagamento antecipado, como vêm sendo divulgado por golpistas.
Oriente Médio
Nos Emirados Árabes Unidos, embora não tenha alterado a política migratória, houve um ajuste de procedimentos relacionados à emissão e renovação de autorização de residência. Os prazos e documentos obrigatórios para estrangeiros que já vivem no país podem ser alterados.
África
O governo da África do Sul declarou que o consulado está em recesso desde o dia 23 de dezembro, interrompendo temporariamente a retirada e o processo de vistos. Os serviços estão previstos para retomar em janeiro.
Ásia
Singapura reforçou a aplicação das regras para a contratação de trabalhadores de outros países – as permissões de trabalho seguem condicionadas à apresentação de uma oferta de emprego formal, além do cumprimento dos critérios legais estabelecidos pelo país.
