Destinos de compras: shoppings da grande João Pessoa são a preferência de 52% dos consumidores

Mulheres (59%) e jovens lideram o consumo de Natal na PB. Shoppings (52%) são o local favorito, com foco de compras no início de dezembro e na semana natalina.

(Foto: Reprodução)

Conhecer o seu consumidor é essencial para definir estratégias de venda, principalmente em época de alta competitividade, como no final do ano. Na Paraíba, a maioria dos clientes são do sexo feminino (59,07%), de acordo com o a Pesquisa de Intenção de Compras para as Festas de Fim de Ano 2025, realizada pelo Instituto de Planejamento, Estatística e Desenvolvimento da Paraíba (INDEP), ligado à Fecomércio Paraíba.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

Em relação ao estado civil, a maioria é de solteiros (53,43%), seguidos por casados ou em união estável (36,52%). A faixa etária mais representativa é a de 18 a 27 anos (36,76%), seguida por consumidores entre 28 e 37 anos (20,59%).

Quanto à escolaridade, 38,24% possuem ensino médio completo, enquanto 23,28% concluíram o ensino superior. Em relação à renda, a maior parte (34,07%) recebe entre um e dois salários mínimos, e 11,27% afirmaram não possuir renda, englobando desempregados, estudantes e dependentes financeiros. No que se refere à ocupação, 37,25% são funcionários de empresas privadas, seguidos por funcionários públicos (14,46%), autônomos/profissionais liberais (11,76%) e estudantes (11,76%).

Local e período das compras

Os shoppings centers da Região Metropolitana de João Pessoa seguem como o principal local de compras, citados por 52,67% dos consumidores, percentual 6,22 pontos percentuais maior que o observado em 2024. Em seguida aparecem as compras via e-commerce (31,67%) e as lojas do Centro de João Pessoa (27,76%). Como os entrevistados puderam indicar mais de um local, o total ultrapassa 100%.

A maior parte das compras deve ocorrer no mês de dezembro, com 40,21% dos consumidores concentrando as aquisições no início do mês e 33,81% deixando para a semana do Natal, na expectativa de mais ofertas. Já 13,88% anteciparam as compras durante a Black Friday, enquanto 6,05% afirmaram que só irão comprar após o Natal, aproveitando as liquidações de janeiro.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo