Guardar dinheiro embaixo do colchão ou investi-lo na poupança são alguns dos hábitos financeiros deixados para trás pelos brasileiros, isso porque o acesso à informação está cada vez mais rápido e didático através da internet. Mas para aqueles que querem aprofundar a educação financeira e procurar métodos de investimento eficazes e seguros, as assessorias de investimento cumprem o papel de guiar os clientes e fazer com que o dinheiro se multiplique sem grandes complicações.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
Devido a essa demanda do mercado, as agências de assessoria estão se multiplicando e saindo do eixo Rio-São Paulo, alcançando clientes nas demais regiões do país. Um exemplo dessa expansão é a chegada da XP Investimentos em João Pessoa, marcando o momento de consolidação do mercado financeiro paraibano.
Em entrevista exclusiva ao Portal WSCOM, a sócia e líder regional Norte e Nordeste da XP, Larissa Falcão, afirmou que diversos fatores econômicos do estado influenciaram a vinda do Espaço XP para a capital paraibana.
“A Paraíba vive um momento de dinamismo econômico: o estado apresentou crescimento consistente do PIB e vem ampliando sua participação no setor de serviços e consumo qualificado. Isso cria terreno fértil para o avanço da cultura de investimentos”, destacou.

Larissa Falcão – sócia e líder regional Norte e Nordeste da XP (Foto: Reprodução)
Essa análise do cenário local é reforçada pela conjuntura nacional. Larissa acrescentou que: “O ambiente macroeconômico mais favorável, aliado ao crescimento da economia brasileira em 2024, fortaleceu nosso movimento de expansão. A Paraíba, em particular, tem se destacado por apresentar crescente dinamismo econômico, expansão do setor de serviços, aumento do consumo e um público cada vez mais interessado em planejamento financeiro estruturado.”
Adeus ao conservadorismo
Ainda de acordo com Larissa, assim como o estado está evoluindo economicamente, o perfil do paraibano também está passando por mudanças. O conservadorismo, que costumava ser regra na maior parte da região Nordeste, está perdendo espaço para o interesse em outras formas de investimento.
A empresária destacou quais perfis estão em expansão no estado, entenda:
- Profissionais liberais e empreendedores, buscando proteção patrimonial;
- Investidores de renda média e alta, interessados em planejamento financeiro completo;
- Jovens investidores, mais dispostos a aprender e a se desenvolver financeiramente.
Embora o conservadorismo ainda exista, Larissa pontuou que há um crescimento expressivo de interesse por:
- diversificação;
- renda fixa moderna;
- previdência de longo prazo;
- fundos multimercados;
- estratégias de planejamento patrimonial;
- investimentos globais.
“O comportamento atual é de um investidor mais consciente e mais engajado com educação financeira. O paraibano quer entender, aprender e tomar decisões com segurança — e isso tem impulsionado nossa atuação na região”, destacou.
Objetivos da marca no estado
Além de ampliar a assistência aos clientes da região, a chegada da XP em João Pessoa também tem como objetivo aproximar as pessoas do mercado financeiro, através de ações para promover o conhecimento acessível.
Esse suporte ao público geral será realizado por meio de eventos e workshops da empresa, abordando temas como organização financeira, investimentos para iniciantes, planejamento patrimonial, previdência, sucessão e tendências de mercado.
Para amarrar todas essas intenções de maneira efetiva, a XP busca personalizar cada vez mais o atendimento no estado.
“Hoje já contamos com profissionais em João Pessoa, Campina Grande, Patos e Sousa — e esse modelo será ampliado. Mantemos o foco em ter assessores paraibanos atendendo paraibanos, porque isso nos permite entender as particularidades culturais, econômicas e comportamentais de cada cidade”, pontuou Larissa.
Para atender essa demanda, a XP busca ampliar o número de assessores paraibanos – com previsão de dobrar o time atual até o final de 2026. De acordo Larissa, empresa está atrás de profissionais com o seguinte perfil:
- altamente comercial, com habilidade de relacionamento e foco em resultado;
- que tenham afinidade ou vontade de aprender sobre o mercado financeiro — experiência prévia não é obrigatória;
- alinhadas aos nossos valores, comprometidas, éticas e orientadas a resolver os problemas dos clientes;
- com capacidade de se comunicar de forma clara e consultiva.
