Brasil acelera expansão do 5G e mira cobertura nacional completa já em 2027, diz ministro

Ministro das Comunicações afirma que avanço supera metas da Anatel e que novo leilão previsto para 2026 deve ampliar ainda mais a conectividade no país

Foto: Reprodução/Unsplash/Frederik Lipfert

O Governo Federal quer antecipar para 2027 a conclusão da cobertura nacional do 5G, inicialmente prevista para 2028. A meta foi reforçada pelo ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, durante entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, nesta terça-feira (2). Segundo ele, o avanço da tecnologia já supera as metas estabelecidas no edital de 2021 e demonstra capacidade de acelerar o cronograma.

De acordo com o ministro, mais de 2 mil municípios brasileiros já contam com a estrutura de 5G, e todas as capitais estão cobertas. “Telefonia móvel é um serviço essencial hoje para a nossa população e a gente vem cumprindo esse papel. Estamos acelerando as contratações previstas no edital do 5G, que aconteceu no leilão em 2021”, afirmou.

Segundo dados recentes o sinal 5G já ultrapassa 64% do território previsto para cobertura, acima dos 57% estimados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para 2027. A expansão agora avança para regiões periféricas e cidades menores, seguindo um plano de interiorização da conectividade.

A ideia é que a gente consiga antecipar isso, que a previsão da conclusão é 2028, que a gente consiga antecipar para 2027. Para isso, todas as operadoras de telefonia móvel, tanto as mais tradicionais como as novas entrantes, estão trabalhando para que a gente consiga antecipar isso”, disse Siqueira.

O ministro ainda destacou que um novo leilão de radiofrequências, previsto para 2026, deverá reforçar a infraestrutura de telecomunicações e ampliar o alcance do serviço, contribuindo para reduzir desigualdades regionais e fortalecer a economia digital no país.

Para ampliar ainda mais o acesso, especialmente em regiões com baixa conectividade, o governo lançará em janeiro um novo leilão da faixa de 700 MHz. A frequência, que possui maior alcance e melhor penetração de sinal, permitirá aumentar a capilaridade da rede em áreas rurais e remotas.

“Novas empresas poderão acessar esse leilão para que a gente consiga ampliar essa cobertura”, explicou o ministro. A expectativa é estimular a entrada de novos provedores e fortalecer a competição, ampliando a oferta de internet móvel onde ela ainda não chega de forma adequada.

Outro ponto destacado foi o enfrentamento aos serviços clandestinos de telecomunicações, incluindo o acesso ilegal a canais de TV paga, conhecido como gatonet. O Ministério das Comunicações atua em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública e com a Anatel para coibir a prática.

“Aqueles que estão, de forma irregular, fazendo um desserviço à nossa população, a gente está intensificando as fiscalizações. Nos próximos meses teremos o resultado e a conclusão desses trabalhos”, afirmou Siqueira Filho. Ele alertou ainda para os riscos associados ao consumo de serviços piratas, como exposição a conteúdos impróprios e vulnerabilidades de segurança.

“Às vezes, crianças estão assistindo esse tipo de serviço, programas que não condizem com a necessidade da nossa população. Então é uma preocupação social nossa, do governo”, acrescentou.

A inclusão digital também será reforçada no novo leilão previsto para 2026. Ele contemplará localidades com mais de 600 habitantes, especialmente comunidades isoladas da Região Norte, áreas ribeirinhas e regiões de difícil acesso. Segundo o ministro, a intenção é levar o 5G móvel para territórios historicamente desassistidos. “Será uma fase complementar, onde essas localidades serão beneficiadas com a tecnologia 5G móvel. Essa é a nossa meta”, concluiu.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo