A oferta de serviços com atendimento à saúde tem sido a aposta de milhares de paraibanos na hora de empreender. De acordo com um estudo divulgado pelo Programa Agente de Dados do Sebrae da Paraíba, a partir de informações da Receita Federal – considerando o levantamento de 2024 –, atualmente 13.014 pequenos negócios atuam no segmento da saúde na Paraíba.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
Conforme os dados, mais de 80% desses negócios são identificados na categoria de Microempresa (ME). São 10.817 empreendimentos ativos enquadrados nesta modalidade, enquanto os demais (1.190) Empresa de Pequeno Porte (EPP) e (1.007) Microempreendedor Individual (MEI) completam o levantamento. Em todo o país, o número geral representa 772.688 empresas e na região Nordeste, 153.006.
O cardiologista e ecocardiografista, Sérgio Medeiros, faz parte deste ambiente de negócios atuando na atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares. Sua decisão de investir na abertura do próprio consultório aconteceu há nove meses na cidade de Patos, no sertão do estado.
“Sempre foi um sonho, mas o que determinou esse investimento foi a necessidade de um posicionamento profissional diante da existência de uma carência identificada no próprio mercado de trabalho, especialmente, considerando a qualificação para realizar os exames. Eu sou o único cardiologista e ecocardiografista atuando na região com essa formação”, explica.
Para o futuro, o médico destaca que o propósito da empresa é se estabelecer como uma marca de referência na área de cardiologia e ecocardiografia no sertão paraibano. Entre os exames disponibilizados estão: ecocardiograma, teste ergométrico, eco-transesofágico, risco cirúrgico, consulta com eletro, eletrocardiograma e MAPA e Holter.
De acordo com a gerente da Unidade de Gestão Estratégica e Monitoramento do Sebrae/PB, Ivani Costa, os dados revelados pelo estudo colaboram para uma compreensão detalhada da dinâmica de investimentos neste segmento no território do estado, mapeando oportunidades e oferecendo inteligência para tomadas de decisão baseadas em evidências. “Nosso compromisso é fortalecer a atuação dos pequenos negócios da saúde, ampliando sua competitividade e contribuindo para que mais pessoas tenham acesso a serviços de qualidade em toda a Paraíba”, afirma.
Neste contexto, o Sebrae também possibilita o desenvolvimento do “Impulsiona Saúde”, projeto que promove o desenvolvimento de qualificação empresarial para empresas como clínicas, consultórios, laboratórios e serviços correlatos, visando o estudo de soluções para a melhoria da gestão e da experiência do paciente e da adoção de ferramentas digitais.
Das cinco principais atividades econômicas indicadas pelo estudo, as mais significativas no território paraibano se concentram como atividade médica ambulatorial restrita a consulta, com 2.930 empreendimentos; comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas, somando 2.124 registros; atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares, 2.089 empresas, comércio varejista de artigos de óptica, representado por um total de 1.600 pequenos negócios e comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal, com 1.599.