A projeção para a inflação deste ano está ainda mais próxima do teto da meta após diminuir pela sexta semana consecutiva, segundo analistas consultados pelo Banco Central (BC). As análises constam no relatório Focus, divulgado pela instituição financeira nesta segunda-feira (3).
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
De acordo com a pesquisa, a previsão de alta para Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o principal indicador da inflação, para este ano passou de 4,56% para 4,55%.
A meta oficial seguida pelo BC é de 3%, mas com 1,5 ponto percentual como margem de tolerância para mais ou menos.
Os especialistas também reduziram as projeções para 2027 e 2028, saindo de 3,82% e 3,54% para 3,80% e 3,50%, respectivamente. Para 2026, a expectativa se manteve em 4,20%.
