Conab chega em Sousa e oferecerá milho 30% mais barato para pequenos criadores do semiárido

A Conab inaugurou uma Unidade Satélite de Venda (USV) em Sousa (PB) para atender pequenos criadores com milho a preços subsidiados pelo Programa de Venda em Balcão (ProVB). A unidade já tem 290 toneladas disponíveis e visa fortalecer a segurança alimentar no Sertão.

(Foto: Reprodução)

Os produtores rurais da região oeste da Paraíba poderão contar com uma estrutura mais robusta de atendimento com a inauguração da nova Unidade Satélite de Venda em Sousa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O evento ocorreu nesta quinta-feira (30) e contou com a presença do diretor de Desenvolvimento, Inovação e Pessoas, Lenildo Morais, do diretor de Operações e Abastecimento, Arnoldo de Campos, que representou a direção nacional da Companhia, e também da superintendente regional da Paraíba, Kelly Ramalho.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

(Foto: Reprodução)

“A abertura desse Polo da Conab aqui em Sousa é uma medida muito importante pra essa região, pois vai beneficiar os agricultores de toda a região do Alto Sertão Paraibano, de maneira geral, pois está facilitando o acesso ao milho de boa qualidade, armazenado adequadamente, deixando esse cereal mais próximo do produtor, para ser utilizado como ração animal. Mas não paramos por aqui, estamos em negociação com a Prefeitura de Itaporanga para viabilizar a parte estrutural e, em breve, também abrir uma USV no município. É sempre muito importante essa parceria com as prefeituras para a abertura de Polos, pois são elas quem cedem a estrutura, arcam com custos como energia, água, internet e segurança, e nós da Conab trazemos a parte de pessoal para atender os produtores rurais fazendo cadastro e comercializando o milho, conseguindo assim expandir a nossa atuação”, ressaltou o diretor Lenildo Morais.

Através da parceria entre a estatal e a Prefeitura de Sousa, a qual cedeu o prédio, a USV passará a funcionar em uma estrutura totalmente adaptada para atender aos padrões de armazenamento da Conab. O executivo municipal também é responsável pelas despesas para aquisição de equipamentos, móveis, insumos e custos operacionais. Em um primeiro momento, dois empregados da Conab e um cedido pela prefeitura da cidade atuam na unidade, vinculada à Unidade Armazenadora (UA) Patos. Inicialmente, ficará aberto por três meses, podendo ter seu funcionamento prorrogado.

“Desde 2023, a diretriz do Governo Federal é de expandir o ProVB, especialmente na região do Nordeste, para interiorizar cada vez mais o programa e chegar ao homem e à mulher do campo. Estamos trabalhando com o pequeno criador, que tem pequenos rebanhos de animais, como caprinos, suínos, ovinos, aves, também a produção de ovos e leites, que são alimentos essenciais, que geram renda, e que convivem bem com o semiárido. Então a garantia do abastecimento para a alimentação animal, aqui nesse caso, contribui diretamente para a segurança alimentar e nutricional da comunidade local, ofertando mais carnes, leite e ovos regionalmente. Ampliar esse programa é essencial para que a gente possa assegurar que, no período da seca, por exemplo, não falte ração animal a preços bem atraentes, pois em geral, o ProVB oferece o milho com valores de 20 a 30% mais baixos do que o mercado atacadista local”, salientou o diretor Arnoldo de Campos.

Com o início das operações, 172 produtores rurais já estão cadastrados como público do Programa de Venda em Balcão (ProVB), voltado para o atendimento direto a pequenos criadores e agricultores familiares, a fim de proporcionar alimentação animal para seus pequenos rebanhos. No momento, o polo dispõe de 290 toneladas de milho a granel disponíveis para comercialização. As vendas terão início no dia 03 de novembro, com o preço desta quinzena fixado em R$ 79,80 por saca de 60 kg do cereal, valor que será atualizado quinzenalmente conforme a política de preços da Conab. A unidade armazenadora funcionará na Avenida José Gadelha de Oliveira, nº 120, bairro Jardim Sorrilândia II, de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 17h.

Para garantir o abastecimento contínuo, está previsto um novo leilão de aquisição de milho em grão no dia 04 de novembro, com início do novo fornecimento previsto para 17 de novembro, totalizando 500 toneladas adicionais para o estoque da unidade. A inauguração da USV Sousa reforça o compromisso da Conab com o fortalecimento da agricultura familiar e a ampliação do acesso dos criadores de pequena escala paraibanos às políticas públicas de abastecimento e apoio à produção rural.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo