O crescimento do turismo na Paraíba não é restrito ao litoral e a região do Cariri comprova essa ascensão – com destaque para o município de Cabaceiras, que tem o turismo como a sua terceira maior atividade econômica. A cidade conta com um leque de destinos para os turistas que vão desde a valorização do cinema regional e nacional até o artesanato.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
Cabaceiras, com uma população de um pouco mais de 5.500 habitantes, chama a atenção pela sua capacidade hotelaria de cerca de 680 leitos, incluindo hotéis e pousadas. Essa expansão começou em 1998, com a gravação de um clássico do cinema nacional: O Auto da Compadecida.
“Em 98, a gente teve o Auto da Compadecida que foi gravado aqui, por mais que a questão do cinema já vinha desde 1920. […] Mas quando o filme começou a ser gravado, ele foi um divisor de águas para a gente”, contou Toninho Menezes, secretário de Turismo, Cultura e Lazer de Cabaceiras, em entrevista exclusiva para o Portal WSCOM.

(Foto: Lara Ribeiro / Portal WSCOM)
A rota cinematográfica da cidade conta com diversos cenários de filmes e séries, além do famoso letreiro da “Roliúde Nordestina”. Confira algumas das atrações:
- Cenário do filme “Por Trás do Céu”
- Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, cenário de “O Auto da Compadecida” e outros
- Letreiro “Roliúde Nordestina”
- Réplica da padaria de “O Auto da Compadica”
- Armazém de Secos e Molhados da série “Maria Bonita e o Cangaço”
Além do cinema, a cidade também conta com a “Rota dos Lajedos” que chama atenção internacionalmente pela sua beleza natural – com destaque para o Lajedo do Pai Mateus. Já a “Rota do Couro”, permite aos turistas observar a produção e confecção de artigos de couro nas oficinas e curtumes locais.
Ainda que essas rotas já estejam em expansão, Toninho acredita que o município tem capacidade e potencial para ir além.
“Estamos trabalhando a rota do couro, a rota dos lajedo e a rota do cinema, mas nós temos inúmeros potenciais que podem ser trabalhados, só que não acontece do dia para a noite. A gente trabalhou muito a questão gastronômica, porque é preciso que os restaurantes possam crescer cada vez mais para que quando chegue turistas, a gente ter opções”, concluiu o secretário.

(Foto: Lara Ribeiro / Portal WSCOM)