Com o verão se aproximando, empresários de moda praia focam em planejamento e diversidade de peças para a alta temporada

O setor de moda praia de João Pessoa (PB) se prepara para a alta temporada, que já sente o crescimento das vendas. O mercado, que movimentou R$ 7,6 bilhões no Brasil em 2023, foca em planejamento antecipado e estratégias digitais para impulsionar os resultados.

(Foto: Reprodução)

O verão está se aproximando e com ele o início da alta temporada para diversos setores. A moda praia é um dos exemplos de destaque, principalmente em cidades em que o foco do turismo está voltado para a praia, como é o caso de João Pessoa.

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Apenas em 2023, o mercado de moda praia movimentou R$ 7,6 bilhões no Brasil, de acordo com o levantamento do Instituto de Estudos e Marketing Industrial (IEMI). Esse volume representa um crescimento de 6,7% quando comparado com 2022, demonstrando a força do setor.

Para dar conta da nova demanda, é necessário que os empresários do setor trabalhem com foco em planejamento e estarem atentos às tendências do mercado, como é o caso da Mayara Alcoforado, proprietária da Ancoreta Beach.

“Exige bastante planejamento, principalmente porque somos fabricação própria. Começamos a preparar a coleção de verão com antecedência, garantindo estoque suficiente dos modelos mais procurados .Trabalhar com uma boa previsão de demanda é essencial para evitar faltar peças em alta, especialmente durante feriados e férias”, compartilhou a empresária.

(Foto: Reprodução)

Sempre em alta

Ainda que o verão na capital paraibana “nunca pare” devido às altas temperaturas ao longo de todo o ano, a chegada efetiva da estação é sentida pelos empresários antes mesmo do início da alta temporada.

“As pessoas começam a se preparar para as férias, viagens e festas de fim de ano, então as vendas costumam crescer bastante já a partir de Setembro, acompanhando o clima e o espírito de verão. […] Apesar de aqui o calor ser constante, no verão as pessoas querem peças novas, refrescantes e que transmitam conforto, elas buscam looks completos para aproveitar o verão com estilo, peças que vão do Beach ao casual”, contou Mayara.

E o impacto do crescimento do turismo é significativo para os lojistas, com a chegada de novos clientes que fazem compras não só para a estadia na cidade, como também para levar para suas cidades natal.

“O aumento do turismo traz muitos clientes novos, especialmente de outras regiões que se encantam com a moda praia local. Muitos turistas acabam levando biquínis e saídas como lembranças ou para presentear. Isso reforça a importância de ter um mix variado e peças que representem bem o estilo de nossa João Pessoa”, explicou.

Estratégias para impulsionar

Para alavancar os resultados e atrair clientes que não veem a vitrine ao passar na rua, Mayara compartilha que adota estratégias de marketing e vendas que são concentradas na esfera digital. O foco é criar desejo e também proporcionar uma experiência personalizada ao cliente.

“Intensificamos as ações nas redes sociais, mostrando combinações de looks e novidades da coleção. Também fazemos campanhas temáticas de verão e promoções estratégicas para incentivar a recompra. O foco é criar desejo e mostrar que cada peça tem uma história, pensada para os dias de sol”, detalhou.

“Trabalhamos para oferecer algo além do produto, uma experiência. Apostamos em atendimento personalizado, fotos reais das clientes e uma presença forte no Instagram, com conteúdos inspiradores e próximos do público. Além disso, temos vendas online, por WhatsApp, o que facilita muito para quem prefere comprar de forma prática”, concluiu a empresária.

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