O setor de alimentação fora do lar está otimista para o último trimestre de 2025. De acordo com uma pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), 81% dos empresários esperam crescimento no faturamento em relação ao mesmo período do ano passado. Para 26% dos entrevistados, o aumento deve ser de pelo menos 10%.
Enquanto isso, no mês de setembro, o levantamento mostrou que o período foi marcado pela pressão inflacionária e pelos efeitos da crise do metanol, que atingiu principalmente a última semana do mês. Esses fatores fizeram o percentual de empresas com lucro cair de 43% em agosto para 33%, enquanto o número de negócios em prejuízo subiu de 16% para 27%.
Os resultados também foram confirmados pelo Índice Abrasel-Stone, que registrou queda de 4,9% no volume de vendas em setembro.
“Setembro foi atípico, com fatores externos que afetaram o desempenho, mas, ainda assim, o otimismo permanece. Acreditamos que os próximos meses serão muito movimentados pelas confraternizações e pelo turismo, fatores que tradicionalmente fortalecem o desempenho do setor nesta época do ano”, disse o presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci.
