Com a chegada do fim de ano, os estabelecimentos de alimentação fora do lar se preparam para aumentar consideravelmente o fluxo de clientes. Para manter a qualidade de serviço e atendimento, o número de funcionários deve acompanhar a nova demanda.
Segundo a Associação Brasileria de Bares e Restaurates (Abrasel), 32% dos estabelecimentos pretendem fazer a ampliação do quadro, destes, 78% afirmam que a demanda do fim de ano é o principal motivo da contratação. Confira os cargos com maior demanda:
- Auxiliares de cozinha – 70%
- Garçons – 54%
- Atendentes – 48%
Desafios para a contratação
Ainda que haja um número crescente de vagas, 88% dos empresários apontam dificuldades para a contratação. A falta de interesse pelas vagas (32%) e a escassez de profissionais qualificados (31%) estão entre os principais motivos.
E quanto mais especializado é o profissional, maior a dificuldade. Cargos como sushiman, churrasqueiros, chefes de cozinha e gerentes são alguns dos exemplos apontados pela associação.
Como forma de driblar a escassez de profissionais, os empresários estão adotando diversas medidas para conseguir manter os colaboradores e atrair novos, como exemplo:
- Desempenho – 41%
- Cursos e treinamentos – 20%
- Flexibilização de horários – 19%
- Aumento de salário – 19%
“O desemprego em níveis historicamente baixos significa mais poder de compra e, por consequência, mais movimento. Isso traz um desafio a mais na contratação de profissionais, principalmente os mais qualificados. Mas é melhor ter essa dificuldade do que ver faltarem clientes.”, destacou o preseidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci.