Paraíba é o 3º estado com mais empreendedores de nível superior incompleto; escolaridade alta impulsiona rendas mais elevadas

A Paraíba é o 3º estado com maior percentual de empreendedores (58,7%) com ensino superior incompleto ou mais. A alta escolaridade reflete-se em donos de negócios com rendimento acima de dois salários mínimos.

(Foto: Reprodução)

Os empreendedores paraibanos estão cada vez mais buscando formas de se destacar e crescer profissionalmente. Esse cenário se afirma ao observar que a Paraíba está entre os três estados brasileiros com o maior percentual (58,7%) de donos de pequenos negócios com o perfil de escolaridade de ensino superior incompleto. Os dados são do estudo “Empreendedorismo por Faixa de Renda Domiciliar per Capita – Sob a Ótica da PNAD Contínua Anual”, divulgada pelo Sebrae nesta quarta-feira (22).

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

Conforme os dados, apenas o Rio de Janeiro (62,8%) e o Distrito Federal (61,2%) aparecem à frente da Paraíba no contexto da escolaridade de ensino superior incompleto ou mais. O estudo considera, neste caso, a realidade de pessoas que iniciaram uma formação de nível superior e não concluíram, ou que ainda estão cursando. Quanto à média nacional, o percentual identificado é de 53,5%.

Entre os empreendedores paraibanos, o levantamento destaca ainda que 29% possuem ensino médio completo e outros 12,4% contam com o ensino médio incompleto. O recorte temporal deste estudo tem como referência o período de 2012 a 2024, a partir de dados analisados da PNAD Contínua Anual 1ª visita do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com a gerente da Unidade de Educação Empreendedora do Sebrae/PB, Humara Medeiros, os dados indicados pelo estudo demonstram uma realidade onde o conhecimento é importante para que os empreendedores cresçam em suas ações, assim como possam pensar novas soluções e estratégias dentro do ambiente de negócios. “Podemos afirmar que existe realmente uma necessidade de qualificação constante e o mercado exige essa condição cada vez mais para que os empreendedores estejam preparados para os desafios. O Sebrae contribui com esse processo de formação de líderes e quando existe esse conhecimento acadêmico os resultados podem ser ainda melhores”, explica.

Faixa salarial

O reflexo da escolaridade também é observado na pesquisa quanto ao impacto da faixa de renda salarial. Isto é, quanto maior é o nível de formação escolar, maior é o rendimento alcançado no ambiente econômico. Neste contexto, os donos de negócios na Paraíba se destacam com o rendimento acima de dois salários mínimos.

Considerando o recorte da realidade nacional, o estudo conclui que os empreendedores com renda domiciliar per capita (RDPC) até meio salário são majoritariamente identificados pela formação do ensino fundamental incompleto, enquanto na faixa entre meio salário e dois salários se concentram àqueles com ensino médio completo. Acima de dois salários, estão os donos de negócios com ensino superior incompleto ou mais.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo