Censo 2022: ocupados na Paraíba se concentram em serviços, vendas e ocupações elementares

De acordo com o Censo 2022, a população ocupada na Paraíba se concentra em serviços e vendas (22,1%). Mulheres têm maior participação em Profissionais das Ciências e Intelectuais.

(Foto: Reprodução)

A população ocupada da Paraíba, de acordo com o Censo de 2022, se concentra em três principais atividades: trabalhadores de serviços, ocupações elementares e operários. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na última quinta-feira (9).

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

Confira a distribuição:

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores dos comércios e mercados – 22,1% (307,5 mil pessoas)
  • Ocupações elementares – 18,3% (254,8 mil)
  • Trabalhadores qualificados, operários e artesãos da construção, das artes mecânicas e outros ofícios – 12% (167,1 mil)
  • Profissionais das ciências e intelectuais- 11,2% (156,6 mil)

Participação feminina

Mesmo tendo 41,3% de participação no pessoal ocupado total, o percentual de mulheres superou o de homens em três grandes grupos de ocupação: Profissionais das ciências e intelectuais (62,7%), Trabalhadores de apoio administrativo (62,3%) e Trabalhadores dos serviços, vendedores dos comércios e mercados (53,6%).

Ressalte-se que a elevada participação de mulheres no grupamento Profissionais das ciências e intelectuais ocorreu, sobretudo, nas categorias Professores do ensino fundamental e Profissionais de enfermagem, ocupações bastante numerosas que apresentaram rendimento médio substancialmente abaixo da média do grupamento.

Por outro lado, a participação feminina foi bastante reduzida em dois grandes grupos, inferior a 10%: Operadores de instalações e máquinas e montadores (7%) e Membros das forças armadas, policiais e bombeiros militares (4,1%).

Atividades em destaque

O censo 2022 também mostrou que, em cinco das 21 seções de atividade do trabalho principal, inseriam-se mais da metade (51,1%) do contingente estadual de ocupados. Veja:

  • Comércio; reparação de veículos automotores e motocicletas – 17,6% (244,7 mil pessoas)
  • Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura – 9,2% (127,8 mil)
  • Construção – 8,5% (118,5 mil)
  • Educação – 8,2% (113,5 mil)
  • Indústrias de transformação – 7,6% (105,6 mil)

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo