Paralisação do governo dos EUA entra no 13º dia e já causa impactos na economia, alerta secretário do Tesouro

Scott Bessent afirmou que o fechamento de parte das atividades federais está afetando o funcionamento de serviços públicos e atrasando pagamentos em diversas áreas

Foto: REUTERS/Agustin Marcarian

A paralisação parcial do governo federal dos Estados Unidos chegou nesta segunda-feira (13) ao seu 13º dia, e os efeitos já começam a refletir na economia. O alerta foi feito pelo secretário do Tesouro norte-americano, Scott Bessent, durante entrevista ao programa Mornings with Maria, da Fox Business Network.

Segundo o secretário, o impasse orçamentário “está ficando sério” e já atinge a economia real do país. Ele explicou que, para manter os salários das Forças Armadas, o governo tem sido obrigado a atrasar pagamentos a outros setores federais e a suspender parte das operações administrativas.

“Estamos tendo que reorganizar as coisas. Estamos tendo que dispensar funcionários aqui em DC e em todo o país”, declarou Bessent. Entre os serviços afetados estão os museus Smithsonian e o Zoológico Nacional, ambos administrados pelo governo federal, que permanecem fechados desde o início da paralisação.

Entenda a paralisação

O bloqueio parcial do governo ocorre sempre que o Congresso e a Casa Branca não chegam a um acordo sobre o orçamento federal. Sem a aprovação de novas verbas, parte das atividades públicas é suspensa, e apenas serviços considerados essenciais, como defesa nacional e segurança pública, continuam funcionando.

 

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo