Preço dos ingressos é maior barreira para fãs de shows e festivais no Brasil

Pesquisa da Serasa mostra que 44% citam o valor como obstáculo, mas brasileiros seguem viajando e fazendo sacrifícios para viver a experiência musical.

Foto: Reprodução

O preço dos ingressos é o principal obstáculo para quem deseja acompanhar shows e festivais no Brasil. De acordo com pesquisa da Serasa em parceria com o Instituto Opinion Box, 44% dos entrevistados citam o valor como barreira. Outros fatores também pesam na decisão, como: distância (19%), falta de tempo (17%) e preocupações com segurança (10%).

A concentração dos grandes eventos no Sudeste é outro fator que dificulta a participação. Mais da metade dos entrevistados (55,5%) afirmam que deixam de ir a shows por causa da centralização geográfica. Apesar disso, muitos fãs se mobilizam: 34% já viajaram dentro do próprio estado, 18% cruzaram estados da mesma região e 16% chegaram a atravessar o país para assistir ao artista favorito.

Ainda assim, a pesquisa revela que 89% dos brasileiros participam de até sete shows ou festivais por ano. Em 70% dos casos, a motivação principal é ver um artista específico. Mas outros aspectos também são levados em consideração: 36% valorizam estar com amigos, 23% destacam a estrutura e o ambiente, 18% apontam preços acessíveis e 12% se interessam por novidades.

Entre os entrevistados, 23% já gastaram mais do que podiam em ingressos ou produtos oficiais, 20% viajaram para outro estado ou país e 9% admitiram ter deixado de pagar contas para não perder uma apresentação.

Quando não conseguem estar presentes, os brasileiros recorrem às alternativas digitais. Segundo o levantamento, 73% acompanham os eventos por meio de transmissões ao vivo ou redes sociais, ampliando a experiência para além dos palcos.

Para o especialista da Serasa em educação financeira, Rodrigo Costa, o levantamento confirma a força da música na vida do público.

“Mesmo diante de desafios como o preço dos ingressos, os brasileiros estão dispostos a fazer esforços financeiros e pessoais para viver essas experiências. Isso revela como os shows e festivais estão profundamente ligados ao comportamento do consumidor e à forma como ele escolhe investir seu tempo e dinheiro”, afirmou ele.

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