Brasileiros comprometem 70,5% da renda com contas, aponta Serasa

Cerca de 70,5% da renda dos brasileiros está comprometida com contas já assumidas, de acordo com um levantamento da Serasa Experian. As contas incluem dívidas bancárias, faturas de cartão de crédito, despesas de energia, internet e outros serviços contratados. Em média, restam apenas R$ 968 por mês para novas despesas.

O peso é ainda maior entre os consumidores de baixa renda. Entre aqueles que ganham até um salário mínimo, 90,1% do orçamento já está destinado ao pagamento de compromissos financeiros. Já os brasileiros com rendimentos acima de dez salários mínimos têm 58,2% da renda comprometida, o menor índice registrado entre todas as faixas analisadas.

Apesar de elevado, esse percentual vem apresentando redução gradual nos últimos anos. Em 2022, a fatia comprometida era de 72,3%. Caiu para 72% em 2023, recuou a 70,9% em 2024 e chegou ao patamar atual de 70,5%.

Para o vice-presidente de crédito e plataformas da Serasa Experian, Eduardo Mônaco, essa queda pode estar associada ao aquecimento do mercado de trabalho e às políticas de estímulo à renda. Ainda assim, ele pondera que o aumento do rendimento não tem sido suficiente para frear a alta da inadimplência no país.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso