A petroleira britânica BP Energy divulgou na manhã desta segunda (4) a descoberta de um reservatório de petróleo no pré-sal da Bacia de Santos, a 404 km do Estado do Rio de Janeiro. É a maior descoberta da empresa há 25 anos. O poço, localizado no bloco Bumerangue, fica a uma profundidade de 5.855 metros.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
Em 2022 a empresa recebeu o direito de exploração. Juntamente com a estatal Pré-Sal Petróleo SA (PPSA), gestora do contrato de partilha de produção, a BP detém 100% de participação no bloco. Além disso, o anúncio elevou o valor das ações da companhia listadas na bolsa de valores de Londres em 1,4%.
A empresa afirmou ainda que altos índices de dióxido de carbono foram encontrados nos resultados da análise do material recolhido no local, mas que serão feitas novas avaliações para fornecer mais características sobre o potencial do bloco.
Segundo dados de junho da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a mais influente fonte de petróleo conhecida do Brasil é o pré-sal, reservatórios de 5 a 7 mil metros de profundidade, sendo 78,8% responsável por toda a produção.