A deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), presidente nacional do PT, defendeu que o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, bem como diretores da instituição, venham ao Congresso Nacional explicar como definiram a meta da inflação de 3,25%, que ela considera “inexequível”.
“Por que o presidente do Banco Central e os diretores não podem vir ao Congresso falar como definiram a meta da inflação? Uma meta inexequível, de 3%. Qual é o país do mundo que está com uma inflação dessa?”, questionou Gleisi.
“Os juros nos Estados Unidos e na Europa são negativos, então tem que explicar por que o Brasil tem juros de 13,75%. Isso vai trazer recessão, vai trazer desemprego, esse é o problema. O país precisa de crescimento. Não pode ter uma política monetária que jogue contra isso. Não foi essa a política aprovada nas urnas”, prosseguiu.
“Ninguém aqui está querendo mudar a legislação do Banco Central. Pode ser até que tenha alguém que queira, mas esse não é o foco do governo”, apontou a deputada.


