O ex-governador do Rio de Janeiro Cláudio Castro (PL) foi alvo, nesta terça-feira (26), de uma operação da Polícia Federal que investiga aportes de quase R$ 3 bilhões do governo fluminense em fundos ligados ao Banco Master, do banqueiro Daniel Vorcaro. A ação cumpre 10 mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro e no Distrito Federal.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
Segundo a PF, os repasses teriam sido feitos em diferentes ocasiões durante o governo de Castro. As ordens foram expedidas pelo ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF).
A ação busca reunir documentos e outros elementos relacionados às operações financeiras investigadas, que envolvem recursos do estado destinados a fundos conectados ao Banco Master.
O caso também provocou movimentação política na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). No início do mês, o deputado estadual Flávio Serafini (PSOL) anunciou ter obtido o número necessário de assinaturas para abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).
A comissão tem como objetivo investigar os investimentos feitos pelo Rio de Janeiro no Banco Master. Apesar da iniciativa, a CPI ainda não foi instalada.
A operação desta terça-feira aumenta a pressão sobre os responsáveis pelas decisões de investimento dos recursos públicos e coloca sob investigação a relação entre o governo fluminense e fundos vinculados ao banco.
Com Agência Brasil

