A sessão ordinária desta terça-feira (26) na Câmara Municipal de João Pessoa foi palco de um tenso embate político entre os vereadores Guga Pet (PP) e Éder da Jampa (PL) que teve como estopim as divergências sobre a constitucionalidade e a ética por trás da prática da vaquejada. A intensidade das provocações causou intervenção da presidência da Casa.
O tumulto teve início durante o pronunciamento de Guga Pet. Inicialmente, o parlamentar subiu à tribuna para fazer um apelo de saúde pública e segurança ambiental, cobrando uma fiscalização rigorosa das autoridades de segurança contra a comercialização clandestina de “chumbinho” (veneno ilegal de alta toxicidade) na Paraíba. Ele citou como tragédia recente o envenenamento e morte de mais de 60 animais no município de Teixeira, no Sertão do estado.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
No entanto, ao expandir seu discurso em defesa dos direitos dos animais, o vereador do PP redirecionou o foco de suas críticas para o setor agropecuário e esportivo, classificando diretamente a vaquejada como uma atividade que perpetua a crueldade. “Somos contra a vaquejada porque vemos maus-tratos. Como ativista e vereador, não vou esconder aquilo que considero real. Essa é a minha bandeira e vou defendê-la”, disparou Guga Pet.
O vereador Éder da Jampa reagiu de forma veemente aos gritos, iniciando uma discussão paralela com o colega que estava na tribuna. O clima de confronto tomou conta do plenário . Diante do descontrole das discussões paralelas e da quebra de decoro nas galerias e bancadas, o presidente em exercício da sessão, Odon Bezerra (PSB), utilizou o microfone para repreender a postura dos vereadores envolvidos no bate-boca e relembrou as regras de uso da palavra e respeito mútuo dentro do parlamento:
“Eu sei que os ânimos ficaram calorosos, o debate é livre, mas é preciso respeito ao plenário e ao tempo dos pares. Se tiverem discussões e contrapontos a fazer, que se inscrevam e façam o debate de forma democrática a partir da tribuna, e não paralelamente por meio de gritos, porque isso atrapalha e desrespeita o colega que está com a palavra garantida”, declarou o presidente interino.
