Lula sanciona criação do Instituto Federal do Sertão da Paraíba com sede em Patos

O presidente Lula (PT) sancionou, nesta segunda-feira (30), o projeto que cria o Instituto Federal do Sertão da Paraíba (IF Sertão-PB). A proposta já havia passado pelo Congresso Nacional e dependia apenas da assinatura do chefe do Executivo para entrar em vigor.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

Em primeiro lugar, o texto estabelece que o reitor da instituição será indicado de forma temporária. A escolha deve recair sobre professores da rede federal com, no mínimo, cinco anos de experiência em educação profissional. Além disso, a lei determina que a consulta oficial para a escolha definitiva do reitor deve ocorrer em até cinco anos.

Articulação política e expansão do ensino

A criação do novo instituto é fruto direto de uma articulação estratégica entre o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos), o presidente Lula e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre. Durante o ato, Motta destacou o impacto histórico da medida para a região.

“Enquanto sertanejo, esperamos há 15 anos por uma instituição com reitoria no Sertão da Paraíba. Hoje o senhor realiza esse sonho. Isso possibilitará ampliar a oferta de cursos técnicos e superiores, culminando no desenvolvimento e engrandecimento da nossa região”, afirmou Hugo Motta.

Investimento e unidades contempladas

De acordo com o projeto, o custo estimado para a implantação da nova estrutura é de aproximadamente R$ 9,3 milhões entre 2026 e 2028. Embora a sede administrativa fique em Patos, o IF Sertão-PB será composto por unidades já existentes nos municípios de Sousa, Cajazeiras, Princesa Isabel, Itaporanga e Catolé do Rocha.

Por fim, a expectativa é que o Instituto Federal fortaleça a qualificação profissional e gere novas oportunidades no interior. Dessa forma, a nova instituição deve atuar como um motor para a dinamização da economia em todo o Sertão paraibano.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Acessar o conteúdo