O secretário de Meio Ambiente de João Pessoa Welison Silveira desmentiu, nesta terça-feira (17), denúncias que circulam nas redes sociais sobre a suposta derrubada de árvores na Avenida Epitácio Pessoa para a instalação de camarotes. Em contato com a reportagem do Portal WSCOM, o secretário da pasta afirmou que não houve a supressão de nenhuma espécie nativa ou protegida na via. Segundo o gestor, o que ocorreu foi uma intervenção técnica programada para a poda das castanholas, espécie invasora no local, procedimento necessário para a manutenção do corredor e segurança das estruturas.
O desmentido surge após publicações de moradores sugerirem que o patrimônio ambiental da capital estaria sendo sacrificado em favor da infraestrutura da Via Folia. A Semam reforçou que todas as intervenções de poda e manejo arbóreo no canteiro central da Epitácio Pessoa passam por rigorosa avaliação técnica e que a preservação da arborização urbana é prioridade da gestão, especialmente em áreas de grande fluxo durante o período carnavalesco.
A leucena, a castanhola e o ficus lideram a lista de espécies invasoras em João Pessoa, representando, juntas, 37% da arborização urbana da capital. De acordo com dados de 2014 da Semam, o ficus é o mais presente, com 25% de ocupação, enquanto a leucena e a castanhola somam 12%. Apesar da abundância, essas espécies causam sérios desequilíbrios à flora nativa e prejudicam o desenvolvimento da fauna no bioma da Mata Atlântica presente na cidade.