Todas as cidades da Paraíba permanecem em alerta para chuvas fortes até esta terça-feira

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prorrogou nesta segunda-feira (9) os avisos de chuvas intensas para a Paraíba. Os alertas permanecem em vigor até as 23h59 da terça-feira (10) e abrangem todo o estado, com dois níveis de gravidade.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

O alerta amarelo, de perigo potencial, cobre os 223 municípios paraibanos. Nesse cenário, a previsão indica chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a 50 milímetros ao dia, além de ventos que variam de 40 a 60 km/h. Segundo o Inmet, o risco é considerado baixo para ocorrências como quedas de energia, alagamentos pontuais e descargas elétricas.

Já o alerta laranja, classificado como de perigo, atinge 57 cidades, concentradas principalmente no Sertão. Para essas áreas, a estimativa é de volumes mais elevados, com precipitações entre 30 e 60 milímetros por hora ou acumulados diários de até 100 milímetros. O aviso aponta possibilidade de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamento de rios em locais vulneráveis.

Dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) mostram que, no domingo (8), João Pessoa registrou média de 17,16 mm de chuva, com maiores volumes nos bairros do Cristo (24,6 mm) e do Grotão (22,4 mm). Em Campina Grande, a média foi de 22,8 mm, com destaques para o Jardim Paulistano (42,6 mm) e o Cruzeiro (41,8 mm).

O Inmet orienta que a população evite permanecer sob árvores durante as chuvas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão. Em situações de emergência, os contatos indicados são a Defesa Civil, pelo número 199, e o Corpo de Bombeiros, pelo 193.

Estão sob alerta laranja os municípios de Água Branca, Aguiar, Aparecida, Bernardino Batista, Boa Ventura, Bom Jesus, Bom Sucesso, Bonito de Santa Fé, Brejo dos Santos, Cachoeira dos Índios, Cajazeiras, Cajazeirinhas, Carrapateira, Conceição, Coremas, Curral Velho, Diamante, Emas, Ibiara, Igaracy, Imaculada, Itaporanga, Jericó, Joca Claudino, Juru, Lagoa, Lastro, Manaíra, Marizópolis, Monte Horebe, Nazarezinho, Nova Olinda, Olho d’Água, Pedra Branca, Piancó, Poço Dantas, Poço de José de Moura, Pombal, Princesa Isabel, Santa Cruz, Santa Helena, Santa Inês, Santana de Mangueira, Santana dos Garrotes, São Domingos, São Francisco, São João do Rio do Peixe, São José da Lagoa Tapada, São José de Caiana, São José de Piranhas, São José de Princesa, Serra Grande, Sousa, Tavares, Triunfo, Uiraúna e Vieirópolis.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo