O Governo da Paraíba e o Ministério da Cultura (MinC) formalizam, nesta sexta-feira (23), um pacote histórico de investimentos para o setor cultural do estado. A solenidade, que acontece às 9h no Teatro Paulo Pontes, em João Pessoa, contará com a presença da ministra Margareth Menezes e do governador João Azevêdo para o anúncio de mais de R$ 65 milhões destinados a ações em todo o território paraibano ao longo de 2026.
Durante o evento, serão assinadas ordens de serviço, autorizações de licitações e novas legislações que visam desburocratizar e fomentar a produção artística local. A agenda inclui ainda o lançamento de novos editais e a posse dos novos conselheiros do Conselho Estadual de Política Cultural (Consecult), fortalecendo a governança participativa na pasta.
Além do governador e da ministra, participam do ato o vice-governador Lucas Ribeiro e o secretário de Estado da Cultura, Pedro Santos. O evento reunirá lideranças políticas e nomes representativos da sociedade civil, como a deputada Cida Ramos, a conselheira Rafaella Lopes e representantes de comunidades tradicionais, incluindo a mestra quilombola Nalva de Rita de Chicó, a artista cigana Marcylânia Alcântara e o cacique potiguara Sandro.
A cerimônia será aberta ao público e marcada por uma recepção que celebra a diversidade do patrimônio imaterial paraibano. Estão confirmadas apresentações de toré indígena, papangus, o Boi de Seu Antônio e sanfoneiros quilombolas. A cantora Sandra Belê encerrará o momento cultural com as canções “Para agradecer” e “Paraíba Jóia Rara”.