Foi divulgada, nesta terça-feira (16), a nova pesquisa Quaest, encomendada pela Genial Investimentos. Os resultados apontam a liderança isolada do presidente Lula (PT) em todas as simulações de primeiro turno, enquanto o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) se posiciona consistentemente em segundo lugar, à frente de outros nomes da direita.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
O levantamento ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais, entre 11 e 14 de dezembro. A pesquisa, que possui margem de erro de dois pontos percentuais (para mais ou para menos), é a primeira realizada após o ex-presidente Jair Bolsonaro indicar o filho Flávio como seu sucessor na corrida presidencial.
Os números do primeiro turno demonstram que Lula oscila entre 34% e 41% dos votos, dependendo da configuração dos adversários. Já Flávio Bolsonaro, em todos os seis cenários pesquisados, aparece em segundo lugar.
Em uma simulação com sete candidatos, por exemplo, o petista aparece com 34% e Flávio Bolsonaro com 21%.
Flávio se destaca ao superar governadores influentes:
- Cenário de 1º Turno (Exemplos) Lula Flávio Bolsonaro Governador Adversário
- Disputa com Ratinho Jr. (PSD) 39% 23% Ratinho Jr.: 13%
- Disputa com Tarcísio (Republicanos) 41% 23% Tarcísio de Freitas: 10%
- Disputa com Zema (Novo) 39% 27% Romeu Zema: 6%
- Disputa com Caiado (União) 39% 27% Ronaldo Caiado: 4%
Em um cenário com seis adversários (Lula, Flávio, Ratinho Jr., Zema, Caiado, Renan Santos e Aldo Rebelo), Lula marca 37% e Flávio fica com 23%.
Segundo turno: Lula venceria todos
A Quaest também simulou cenários de segundo turno. O presidente Lula venceria todos os adversários testados:
- Lula (45%) X Ratinho Júnior (PSD) (35%)
- Lula (44%) X Ronaldo Caiado (União) (33%)
- Lula também venceria em disputas diretas contra Flávio Bolsonaro e Tarcísio de Freitas.
Avaliação do governo e Bolsonaro
A pesquisa também aferiu o sentimento dos eleitores em relação ao Governo Federal e ao capital político do ex-presidente:
- Aprovação Presidencial: A aprovação (48%) e a desaprovação (49%) de Lula seguem em empate técnico, repetindo o padrão do levantamento anterior (novembro, onde a desaprovação era 50% e a aprovação 47%).
- Economia: A percepção sobre a economia apresentou melhora: a parcela que acredita que a economia piorou caiu de 43% para 38%, e a fatia que acha que ficou mais fácil conseguir um emprego subiu de 39% para 44%.
- Reeleição: Subiu o percentual de pessoas que apoiam a candidatura de Lula para a reeleição, enquanto a oposição à sua candidatura oscilou quatro pontos para baixo (no limite da margem de erro).
- Avaliação de Flávio Bolsonaro: 62% dos eleitores afirmam que não votariam no senador para presidente, e 54% consideram que o ex-presidente Bolsonaro errou ao indicá-lo como candidato.
- Embates Políticos: O percentual de pessoas que avaliam que Lula se saiu melhor no embate do “tarifaço” cresceu de 49% para 54%.
