OPINIÃO: Tempos de furacão em Brasília, os maus exemplos na Câmara Federal e os efeitos a afetar duramente Hugo Motta

Glauber Braga e Hugo Motta

A capital federal do Brasil vive momentos de explosão continuada de enfrentamentos em diversos níveis a preocupar muito pelos problemas acumulados entre os vários poderes, em especial nas decisões do Congresso Nacional construindo retrocessos e desgastes, como os fatos da terça-feira com agressões e votação da dosimetria ampliando a crise entre o presidente Hugo Motta e as bases governistas. Andam muito ruim as relações entre eles.

As cenas envolvendo o deputado federal Glauber Braga com pronta ação da polícia legislativa gerando na sequência agressões a jornalistas no Congresso e a suspensão da cobertura corriqueira dos trabalhos de mídia da Câmara Federal – todo esse cenário implicou em muitos desgastes, inclusive para a imagem do legislativo.

POSICIONAMENTO

O fato é que a decisão do presidente Hugo Motta de votar a Dosimetria de urgência sem combinar com a articulação política do governo expõe novo estágio da crise entre as partes ainda atraindo forte abalo de imagem de Hugo e do Congresso em nível de sociedade.

O QUE DIZ

O texto aprovado é um substitutivo apresentado pelo relator Paulinho da Força (Solidariedade-SP) ao PL 2162/23, originalmente proposto por Marcelo Crivella (Republicanos-RJ) e outros parlamentares. O Plenário ainda tem apreciado os destaques apresentados pelo PSB e pelas federações Psol-Rede e PT-PCdoB-PV, que buscam modificar pontos sensíveis da proposição.

Como desdobramento, agora a situação passa a estar sob a decisão do Senado, onde pode haver revisão da decisão da Câmara.

REDUÇÃO DE PENAS

O fato é que o Congresso age na contramão da reação popular contrária à redução de penas aos infratores dos atos de 8 de janeiro, em especia da cúpula e do ex-presidente Bolsonaro.

Há ainda a crise agravada entre o Senado e o STF no debate sobre pedidos de impeachments de ministro do Supremo em outro assunto muito polêmico.

Todos esses assuntos têm atraído cobertura do site da Revista NORDESTE.

ÚLTIMA

“O olho que existe/ é o que vê”

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo