Nesta quarta-feira (10), a partir das 14h, no Littoral Hotel, no Cabo Branco, em João Pessoa, será realizada Consulta Pública do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba (PRH – RPB). O encontro vai reunir os setores usuários da bacia (pequenos agricultores, indústrias, prefeituras, movimentos sociais, instituições de ensino e pesquisa), além da população, para discutir propostas de gestão que garantam o uso sustentável das águas do rio Paraíba.
Esta é a terceira e última rodada de consultas públicas que vem sendo coordenada pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa). Na terça (9), a consulta aconteceu em Campina Grande e, na quinta (11), será em Monteiro. Outras duas rodadas foram realizadas em junho deste ano e em novembro do ano passado.
A Bacia do Rio Paraíba é responsável pelo abastecimento de mais da metade da população paraibana, abrange 85 municípios, do semiárido ao litoral, e atende áreas urbanas e industriais estratégicas, como João Pessoa e Campina Grande. A participação dos setores que dependem destas águas é considerada essencial para orientar as ações de gestão.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
O PRH – RPB está na fase final de elaboração, após ter concluído diagnóstico, prognóstico e definição de cenários futuros. Nesta etapa, ganham destaque as projeções de demandas hídricas para os próximos anos, consideradas fundamentais para o planejamento da oferta e da segurança hídrica.
Segundo o plano, a demanda industrial deve crescer 16% até 2045, impulsionada pela expansão produtiva ao longo da bacia. Para a agricultura, a projeção indica um aumento de 10%, enquanto a pecuária deve registrar crescimento de 3,6% no mesmo período. As estimativas permitem identificar, com antecedência, possíveis pontos de pressão sobre os recursos hídricos e orientar estratégias de compatibilização entre disponibilidade e consumo.
Para o diretor-presidente da Aesa, Porfírio Loureiro, as projeções reforçam a necessidade de integrar planejamento técnico, participação social e soluções inovadoras. “O futuro da disponibilidade hídrica da bacia do Rio Paraíba depende de uma abordagem que considere sua vulnerabilidade natural e os impactos de eventos climáticos extremos. Com base em projeções consistentes, podemos avaliar alternativas que assegurem o equilíbrio entre oferta e demanda, que fortaleçam a segurança hídrica da região”, afirmou.
Datas e locais das Consultas Públicas:
JOÃO PESSOA
Dia: 10 de dezembro
Horário: 14h
Local: Littoral Hotel – Centro de Convenções & Eventos (Av. Cabo Branco, 2172 – Cabo Branco)
MONTEIRO
Dia 11 de dezembro
Horário: 9h
Local: Câmara Municipal de Monteiro (Av. Olímpio Gomes, nº 22, 2º andar, Bairro Centro)
CAMPINA GRANDE
Realizada na terça-feira (9 de dezembro), no auditório da FIEP
