O mercado plant-based passa por um momento de impasse global após anos de crescimento acelerado. A percepção da crise foi acentuada após a Beyond Meat, empresa pioneira no segmento de carne vegetal, ter uma queda de 98% de suas ações. No Brasil, a Fazenda do Futuro também revisou suas estratégias após uma queda de crescimento. O conjunto de fatos levanta o questionamento se o mercado vegano está ou não em declínio.
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Mercado internacional
O valor de mercado da Beyond Meat chegou a US$ 278 milhões neste ano. Embora continue como uma empresa milionária, a queda é brusca quando relembrado que a empresa chegou a valer mais de US$ 4 bilhões.
A Impossible Foods, outro grande nome do segmento, também passou por uma fase de recuo ao realizar demissões e reduzir o portfólio. A marca The Vegetarian Butcher, inicialmente da Unilever, foi vendida para a JBS.
Esses e outros casos indicam não só um recuo do mercado, mas também uma necessidade de mudar de rota. De acordo com o jornalista Demétrio Vecchioli, para o Portal UOL, a Beyond Meat passará por um rebranding e se chamará Beyond. Um dos motivos para a reformulação seria o interesse do público vegano cada vez menor em alimentos tão similares à carne.
Mercado brasileiro
Assim como nos Estados Unidos, empresas brasileiras também perceberam a necessidade de adotar novas estratégias para não fechar as portas. A Fazenda do Futuro, uma das principais referências nacionais no mercado, optou por seguir uma linha de ação que abandona o “on” e aposta mais no “off”.
A empresa enxugou a sua presença nas redes sociais de forma significativa e também escolheu dar uma pausa nos planos de expansão global. Em entrevista ao InvestNews, Marcos Leta, cofundador da empresa, afirmou que o foco da empresa atualmente está em ampliar as vendas na rua, com uma operação mais enxuta e menos dependente de capital externo.
Afinal, o mercado está em declínio ou não?
Embora algumas empresas com foco em carne vegetal tenham dado “passos para trás”, o mercado do segmento movimentou US$ 2,47 bilhões no ano passado. No Brasil, o número de pessoas consideradas veganas chegou a 7% da população brasileira, de acordo com pesquisa do instituto Datafolha, divulgada no início deste ano.
Outra pesquisa, desta vez realizada pelo IPEC em 2022, aponta que 32% dos brasileiros já escolhem opções veganas em restaurantes e outros estabelecimentos. No ano passado, o Ministério da Economia também apontou que o número de negócios com o termo “vegano” cresceu mais de 500%.
Por mais que um segmento do mercado vegano tenha recuado, ainda não é possível determinar o fim de todo ecossistema – que demonstra crescimento em diferentes localidades e em ramos distintos.