Nesta quarta-feira (29), o advogado familiarista Gabriel Honorato (PB) tomou posse como Presidente do IBDFAM Paraíba, na abertura do Congresso Nacional de Direito de Família e Sucessões do IBDFAM Nacional, que ocorre em Belo Horizonte – MG, de 29 a 31/10.
O presidente eleito, Gabriel Honorato, afirmou ser “ser uma grande honra assumir a presidência do instituto na Paraíba, dando continuidade aos trabalhos anteriormente feitos, inclusive a nova Diretoria já está em planejamento para a realização de diversas ações que buscam proporcionar à comunidade jurídica e paraibana diversos eventos, seminários e congressos que buscam aperfeiçoar o Direito de Família e Sucessões para todos os operadores da área, como advogados, juízes, promotores, tabeliães, psicólogos, assistentes sociais e estudantes, proporcionando assim grande contribuição para a sociedade”.
O Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM é uma instituição jurídica não governamental, sem fins lucrativos, que tem o objetivo de desenvolver e divulgar o conhecimento sobre o Direito das Famílias, além de atuar como força representativa da sociedade no que diz respeito às suas relações e aspirações sociofamiliares. Foi criado em 25 de outubro de 1997, em Belo Horizonte (MG), onde se estabeleceu a sede nacional.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

O IBDFAM tem a sua representação consolidada em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Em 2023, o Instituto expandiu sua atuação e hoje conta com núcleos em todos os países de língua portuguesa. A iniciativa faz parte do esforço do Instituto em prol da internacionalização e avanço da jurisprudência e doutrina do Direito Comparado.
Atualmente, o Instituto ultrapassou a marca de 22 mil associados inscritos, reunindo entre seus membros advogados, assistentes sociais, defensores públicos, desembargadores, promotores e procuradores de justiça, juízes, psicanalistas, psicólogos e estudantes; operadores do Direito no Brasil e no exterior.
Trata-se do maior instituto associativo do ramo jurídico do mundo. Tanto que em 2013, o Ministério da Justiça publicou a Portaria 2.134, no Diário Oficial da União, declarando a Utilidade Pública Federal do IBDFAM. O título recebido foi o reconhecimento da União aos relevantes serviços prestados pelas associações e fundações constituídas no País, que servem desinteressadamente à sociedade.