Duas pessoas foram presas em flagrante nesta terça-feira (7) no bairro de Tambaú, em João Pessoa, após tentarem aplicar o chamado “golpe do presente” contra uma delegada da Polícia Civil da Paraíba. Os suspeitos, um homem de 21 anos e um adolescente de 16, vieram de São Paulo com o objetivo de aplicar o crime.
De acordo com a Polícia Civil, o golpe consiste em enviar um presente falso, como flores ou chocolates, e cobrar uma taxa de entrega que deve ser paga por cartão. A maquineta utilizada é adulterada para clonar os dados da vítima e permitir saques ou compras indevidas.
A ação foi descoberta após o síndico do prédio onde a delegada Lídia Veloso mora receber uma mensagem informando que um presente da marca Copenhage seria entregue. Desconfiada, a delegada acionou agentes da 10ª Delegacia Distrital e se passou pela esposa do síndico para acompanhar a entrega.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
“Fui avisada pelo síndico do prédio que um presente da Copenhage seria entregue. Sabendo que poderia se tratar de golpe, acionei os agentes da 10ª Delegacia. Quando os dois chegaram, me apresentei como a esposa do síndico e mantive a situação sob controle até a prisão da dupla”, relatou a delegada.
O homem foi levado para a Central de Polícia Civil, e o adolescente encaminhado à Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), onde os procedimentos legais foram realizados.
A Polícia Civil alerta a população para desconfiar de entregas inesperadas que exigem pagamento no ato e reforça que nenhuma empresa legítima solicita taxas adicionais por meio de maquinetas portáteis.