Professores da UFPB, UEPB, UFCG e IFPB paralisam atividades em protesto contra cortes e mudanças no serviço público

Mobilização faz parte da Paralisação Nacional convocada por sindicatos; atos se estendem até quinta-feira (11)

Entrada da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Foto: Angélica Gouveia

Professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) entraram em greve nesta quarta-feira (10), aderindo à Paralisação Nacional contra a proposta de Reforma Administrativa do serviço público federal. A suspensão parcial das atividades se estende até quinta-feira (11) e envolve os quatro campi da instituição.

Segundo a Associação dos Docentes da UFPB (Adufpb), cada professor foi liberado para decidir sobre a adesão ao movimento, que também ocorre em outros estados do país. A mobilização busca pressionar parlamentares e o governo federal sobre os pontos da reforma, considerados prejudiciais à categoria. Entre eles, estão a reorganização de carreiras, mudanças nas formas de contratação, flexibilização dos vínculos temporários e padronização de processos seletivos.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

Além da UFPB, a paralisação também atinge docentes da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e do Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Em João Pessoa, o campus do IFPB sedia às 9h30 uma mesa de discussão com representantes da Adufpb e do Sintesp-PB (Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior Público da Paraíba). Já no Campus I da UFPB, a programação conta com mobilização e roda de conversa a partir das 8h.

Em Campina Grande, a Aduepb organiza atividades de debate e mobilização, reforçando também a pauta contra cortes orçamentários na instituição. Segundo os organizadores, os dois dias de greve terão caráter pedagógico, com foco na conscientização da comunidade acadêmica sobre os impactos da reforma.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso