O Ministério Público da Paraíba (MPPB) terá novo comando a partir desta segunda-feira (1º), com a posse do promotor Leonardo Quintans Coutinho como procurador-geral de Justiça para o biênio 2025-2027. A programação será aberta às 10h, com missa em ação de graças na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Miramar, e segue à tarde, às 17h, com a solenidade oficial no Teatro Paulo Pontes, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa.
Leonardo Quintans sucede o procurador Antônio Hortêncio Rocha Neto, que esteve à frente da instituição por dois mandatos consecutivos, de 2021 a 2025. Ele foi o mais votado na eleição de 31 de julho, quando os membros do MPPB definiram a lista tríplice encaminhada ao governador João Azevêdo. Ao todo, obteve 205 votos, o equivalente a 93,2% dos 220 membros votantes, consolidando-se como favorito. Rodrigo Marques recebeu 64 votos, Aristóteles Ferreira 53 e João Geraldo Barbosa 41, em um total de 363 votos válidos, já que o processo é plurinominal. A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado em 7 de agosto, pelo Ato Governamental nº 2.556.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
Natural de João Pessoa, o novo procurador-geral tem 44 anos, é bacharel em Direito e especialista em Direito Público. Antes de ingressar no Ministério Público, atuou como servidor concursado do IFPB, do TRT de Sergipe e do TRT da Paraíba. Foi promotor na Bahia entre 2011 e 2013 e, no mesmo ano, ingressou no MPPB como promotor em Sousa. Desde então, passou por promotorias em Picuí, Alagoa Grande, Catolé de Rocha e Sapé, acumulando experiência em diversas áreas, como Patrimônio Público, Cidadania, Família, Fazenda Pública, matéria Cível e eleitoral. No âmbito administrativo, coordenou o Centro de Apoio Operacional às Promotorias do Patrimônio Público (2017-2019) e foi secretário de Planejamento e Gestão (2019-2021).
Entre 2021 e 2025, presidiu a Associação Paraibana do Ministério Público (APMP) e exerceu cargos de destaque nacional, como diretor do Nordeste da Conamp e coordenador do Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (Focco). Ao assumir a chefia do MPPB, Quintans destacou que o combate à corrupção e ao crime organizado será uma das prioridades de sua gestão, ressaltando o papel do Ministério Público na defesa da sociedade paraibana e no fortalecimento das instituições democráticas.