Eleição para reitor do IFPB acontece nesta quarta; veja como votar

Votação ocorre das 8h às 20h, com cédulas de papel; três candidatos disputam o comando do instituto para o quadriênio 2026-2030

Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
Foto: Reprodução internet

A comunidade acadêmica do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) vai às urnas nesta quarta-feira (23) para escolher o novo reitor da instituição. A votação acontece das 8h às 20h, de forma presencial e com uso de cédulas de papel. O processo também define os diretores-gerais dos campi participantes.

Três candidatos disputam a reitoria para o mandato de 2026 a 2030: Cícero Nicácio do Nascimento Lopes, ex-reitor do IFPB; Neilor Cesar Santos, atual pró-reitor de Ensino; e Carlos David de Carvalho Lobão, conhecido como David Lobão. As três candidaturas foram homologadas pela Comissão Eleitoral Central.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

Inscreva-se na newsletter do WSCOM

Entre no nosso grupo exclusivo 

A consulta à comunidade acadêmica ocorre a cada quatro anos e envolve estudantes, professores e servidores técnico-administrativos.

Quem pode votar

Podem participar da eleição estudantes regularmente matriculados, professores e servidores técnico-administrativos que estejam incluídos na lista oficial de eleitores.

O eleitorado informado para o pleito é formado por 15.490 pessoas, sendo 13.682 estudantes, 1.019 docentes e 789 servidores técnico-administrativos.

Cada segmento da comunidade acadêmica tem peso de um terço na apuração, garantindo a mesma participação proporcional para estudantes, professores e técnicos.

O IFPB disponibilizou a relação dos eleitores aptos a votar. A Comissão Eleitoral Central também publicou, na terça-feira (22), uma retificação nas listas de estudantes do Campus João Pessoa e de servidores técnico-administrativos.

Como será a votação

A votação será realizada presencialmente, das 8h às 20h, nas unidades definidas pela Comissão Eleitoral. O processo utilizará urnas convencionais e cédulas de papel.

O IFPB não utilizará urnas eletrônicas neste pleito. A escolha ocorre dessa forma conforme as regras estabelecidas pela Comissão Eleitoral Central.

Após o encerramento da votação, os votos serão apurados pelas comissões eleitorais. As atas e os materiais do processo serão encaminhados à Comissão Eleitoral Central, que dará prosseguimento à consolidação do resultado.

O resultado preliminar está previsto para ser divulgado ainda nesta quarta-feira. A homologação seguirá o cronograma estabelecido pela instituição.

Segundo turno

Caso nenhum dos candidatos alcance a maioria absoluta dos votos válidos, haverá segundo turno entre os dois mais votados.

A nova votação está prevista para 7 de outubro, também das 8h às 20h.

Além da escolha do reitor, o processo eleitoral contempla a seleção dos diretores-gerais dos campi incluídos na consulta. Os novos gestores cumprirão mandato referente ao quadriênio 2026-2030.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso