Com shows de Alceu Valença, Mestre Fuba e Yuri Carvalho, Muriçocas do Miramar desfila nesta quarta

Com quatro décadas de história, o bloco Muriçocas do Miramar toma a Avenida Epitácio Pessoa nesta quarta-feira de Fogo celebrando 40 anos de irreverência e protagonismo no maior pré-carnaval de João Pessoa. A concentração começa às 19h, na Praça das Muriçocas, de onde o cortejo segue em direção à Orla da Capital.

A edição 2026 presta homenagem ao samba e ao compositor paraibano Zé Katimba, de 93 anos, um dos fundadores da escola de samba Imperatriz Leopoldinense e referência na consolidação do samba-enredo moderno. Parceiro histórico de Martinho da Vila, Katimba tem músicas gravadas por artistas como Emílio Santiago, Demônios da Garoa, João Nogueira e Alcione.

Entre as atrações confirmadas estão Alceu Valença, Mestre Fuba, Myra Maya, Juzé, Yuri Carvalho, Beleza Pura e Capilé. Alceu, que se apresenta em um dos trios elétricos, também celebra 80 anos de vida em 2026. O artista pernambucano promete homenagear o samba com sua sonoridade característica, marcada pela fusão da música nordestina com elementos do rock, pop e psicodelia.

Para o diretor-executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Marcus Alves, a realização do bloco reforça a política cultural do município. “As Muriçocas do Miramar são um grande símbolo do nosso carnaval. A Prefeitura de João Pessoa, através da Funjope, tem garantido uma política muito forte para as grandes ações culturais, sobretudo para o carnaval”, destacou.

Fundado em 1986 por um grupo de amigos que pretendia promover uma “brincadeira de bairro” antes da semana carnavalesca, o bloco se consolidou como uma das principais agremiações do pré-carnaval pessoense. Considerado patrimônio cultural imaterial da Capital, o movimento é reconhecido por impulsionar o surgimento de diversos outros blocos na cidade.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

Segundo Mestre Fuba, um dos fundadores, a proposta das Muriçocas vai além do desfile. “Deixamos de ser apenas um bloco para nos tornarmos um movimento que agrega vários segmentos artístico-culturais”, afirmou. Ele ressalta que, além das homenagens a nomes como Jackson do Pandeiro, Ariano Suassuna, Geraldo Vandré, Elba Ramalho, Cátia de França e Sivuca, o bloco também destaca expressões como teatro, cinema e circo.

Um dos diferenciais do desfile é a exposição itinerante de estandartes criados por artistas plásticos paraibanos. “Somos o único bloco do Brasil que promove uma exposição itinerante. É um patrimônio valiosíssimo”, pontuou Fuba. A programação inclui ainda grupos de maracatu, ala ursas, orquestras de frevo e trios elétricos.

Sem cordão de isolamento, as Muriçocas mantêm o caráter democrático e popular que marcou sua trajetória, consolidando-se como a maior agremiação de arrasto das prévias carnavalescas de João Pessoa. A programação completa do Carnaval Multicultural de João Pessoa está disponível no site oficial da Prefeitura.

Trânsito

A Avenida Epitácio Pessoa, na altura da Via Folia e a Praça das Muriçocas serão totalmente bloqueadas para o tráfego de veículos em razão do desfile do bloco. Segundo a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana, parte da Avenida no sentido Centro-Praia será bloquerada a partir das 10h a partir da bifurcação com as avenidas Rui Carneiro e Tito Silva.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo