Carnaval: João Pessoa terá esquema de segurança especial para prévias e festas carnavalescas

A Guarda Civil Metropolitana de João Pessoa (GCM-JP) vai colocar em prática um esquema especial de segurança para garantir a proteção do público durante a programação do Carnaval Multicultural 2026. O plano começa a ser executado a partir da noite desta sexta-feira (6), com a abertura do Folia de Rua, no Parque Solon de Lucena, e o desfile do bloco Vumbora, comandado pelo cantor Bell Marques, na Via Folia, na Avenida Epitácio Pessoa.

De acordo com a GCM-JP, a operação contará com reforço de efetivo, patrulhamento ostensivo e uso intensivo de tecnologia, especialmente ao longo do percurso da Via Folia, por onde devem desfilar grandes blocos, como as Muriçocas do Miramar e as Virgens de Tambaú, que tradicionalmente reúnem milhares de foliões.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

O comandante da Guarda Civil Metropolitana, Vítor Freire, destacou que o planejamento foi estruturado para assegurar a tranquilidade do público e a continuidade dos serviços municipais. “Montamos um esquema de segurança robusto, com cerca de 140 servidores atuando diretamente nos eventos, além de policiamento a pé, motopatrulhamento e apoio em pontos estratégicos. Ao mesmo tempo, mantemos equipes nos demais serviços da Prefeitura, garantindo a atuação da Guarda em toda a cidade”, explicou.

O esquema operacional inclui o uso de viaturas, como carros, vans, ônibus de monitoramento e motocicletas, além de policiamento aéreo com drones, ampliando a capacidade de vigilância e a resposta rápida das equipes em campo.

O secretário de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), João Almeida, ressaltou a importância da tecnologia como aliada no reforço da segurança durante o período carnavalesco. Segundo ele, o sistema Smart City será utilizado para monitorar áreas estratégicas da cidade. “Todo o trajeto da Via Folia, o Parque Solon de Lucena e outros pontos contarão com câmeras de reconhecimento facial, leitura de placas de veículos e integração com bancos de dados de pessoas procuradas pela Justiça, garantindo mais eficiência e prevenção”, afirmou.

Além do patrulhamento nas ruas, a atuação da Guarda Civil Metropolitana será reforçada pela unidade móvel e pela Central de Monitoramento, que fará o repasse de informações em tempo real às equipes em campo e às instituições parceiras da Segurança Pública, como as polícias Militar, Civil, Penal e Rodoviária Federal, além da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP). A programação completa do Carnaval Multicultural 2026 está disponível no site oficial da Prefeitura de João Pessoa.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo