A abertura do ano legislativo da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), realizada nesta terça-feira (3), foi marcada por um discurso com tom de transição. Participando da sessão de forma remota, o governador João Azevêdo (PSB) confirmou que deve deixar o comando do Executivo estadual em abril, dentro do calendário eleitoral, para disputar uma vaga no Senado.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
Na mensagem enviada aos deputados, o chefe do Executivo procurou enfatizar que a mudança não representará descontinuidade administrativa, destacando confiança na condução do governo após a posse do vice-governador Lucas Ribeiro. Segundo ele, a gestão entra em um momento de passagem planejada, sem ruptura nos projetos em andamento.
“O tom é de despedida, mas o ritmo é de acelerada continuidade. Há exatos 60 dias de um desligamento programado, em atendimento ao calendário eleitoral cumpro aqui e agora umas das principais missões da gestão pública que é prestar contas de suas ações à população e aos órgãos e controle, como este parlamento, o Tribunal de Contas, o Ministério Público e a imprensa”, afirmou Azevêdo.
A sessão ocorreu em formato remoto devido às obras de reforma no prédio da Assembleia. Mesmo após cerca de 50 dias de recesso parlamentar, os trabalhos foram retomados nesse modelo excepcional.
Além do governador, acompanharam a solenidade representantes de outros poderes e instituições, como o desembargador Frederico Coutinho, pelo Tribunal de Justiça da Paraíba, e o promotor Leonardo Quintans, pelo Ministério Público estadual. O vice-governador Lucas Ribeiro também participou da abertura.
Não houve pronunciamentos adicionais durante a sessão, que foi encerrada de forma breve pelo presidente da ALPB, deputado Adriano Galdino (Republicanos). Ao final, ele convocou os parlamentares para a sessão ordinária marcada para esta quarta-feira (4).