Trump busca substituir importações de petróleo russo e iraniano por produto venezuelano

Comentário foi feito a bordo do Air Force One; autoridades indianas ainda não confirmaram acordo.

Donald Trump
Foto: Casa Branca / EPA / EFE

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, declarou neste sábado que a Índia comprará petróleo da Venezuela em vez de adquirir a commodity do Irã. A afirmação foi feita a repórteres a bordo do Air Force One, durante deslocamento entre Washington e a Flórida.

“Já fechamos o conceito do acordo” com Nova Déli para a compra de petróleo venezuelano. Ele acrescentou no sábado que a China é “bem-vinda” a estabelecer um acordo semelhante para comprar petróleo da Venezuela.

O objetivo central da medida é oferecer uma alternativa às importações de petróleo russo, reduzindo a arrecadação da Rússia em meio ao conflito na Ucrânia. Anteriormente, em março do ano passado, os Estados Unidos haviam aplicado tarifas de 25% sobre países que adquiriam o produto venezuelano, medida que atingiu a própria Índia. A nova orientação indica uma flexibilização dessa política para atingir objetivos estratégicos na Europa e no Oriente Médio.

Até o momento, não houve pronunciamento oficial do governo indiano confirmando os termos do acordo mencionado por Trump. Também não foram detalhadas datas ou volumes previstos para as possíveis compras de petróleo venezuelano.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo