A ministra da Cultura, Margareth Menezes, cumpre agenda em João Pessoa, na manhã desta sexta-feira (23), para lançar os editais da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) e assinar a ordem de serviço que autoriza a construção de sete Centros de Artes e Esportes Unificados (CEUs) da Cultura na Paraíba. A cerimônia ocorre no Teatro Paulo Pontes, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, no bairro de Tambauzinho.
Os CEUs da Cultura previstos nesta etapa, com recursos da PNAB, serão implantados nos seguintes municípios: João Pessoa, Patos, Cabedelo, Campina Grande, Sapé, Bayeux e Esperança.
O Ministério da Cultura aponta que os CEUs foram concebidos para dialogar com a diversidade cultural e bioclimática do país e que a programação e os usos dos espaços devem ser definidos a partir da escuta ativa das comunidades, conforme as necessidades e potencialidades locais. Atualmente, a Paraíba já conta com três equipamentos desse tipo, dois em João Pessoa e um em Campina Grande, além de um MOVCEU localizado em Juazeirinho.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
Além da assinatura da ordem de serviço e do lançamento dos editais, a agenda inclui a posse simbólica do Conselho Estadual de Política Cultural e a assinatura de convênios do Ministério da Cultura com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), com foco no fortalecimento da articulação institucional e da formação no campo cultural.
O Ministério da Cultura também destaca os números recentes de investimentos no estado. Os 223 municípios paraibanos aderiram ao segundo ciclo da PNAB, referente ao período de 2025 a 2029. No primeiro ciclo, entre 2023 e 2024, o estado e os municípios receberam repasses que somam R$ 69,51 milhões. No âmbito da Lei Rouanet, entre 2023 e 2025, foram investidos R$ 16.361.961,07 em 75 projetos de diferentes linguagens artísticas no estado, incluindo iniciativas como Memórias Tapuias, Orquestra Raízes do Nordeste, Álbum e Palestras, e Cangerê agora Paraibô, Festival de Multiculturalidades.