Baía da Traição inicia obra de R$ 5 milhões para conter avanço do mar após estudo apontar perda de 80 metros em 40 anos

A obra orçada em R$ 5 milhões para conter o avanço do nível do mar em Baía da Traição, no Litoral Norte da Paraíba, já está em andamento, com a construção de um muro de contenção. A Defesa Civil do município informou que os trabalhos começaram há cerca de duas semanas, em meio a um cenário de erosão costeira que motivou decreto de situação de emergência há mais de um ano.

Um estudo do professor Celso Santos, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), apontou que, em um trecho específico do município, a linha de costa recuou cerca de 80 metros nos últimos 40 anos. A pesquisa também indica que, no conjunto do litoral local, a perda média foi de 12 metros entre 1984 e 2025, com taxa de recuo estimada em 0,29 metro por ano. Mantido esse ritmo, o levantamento projeta recuo adicional de 7 a 8 metros até 2050, considerando a série de imagens analisada.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

O avanço do mar traz risco de isolamento para comunidades indígenas tradicionais do município, com cerca de 33 aldeias. “O avanço do mar já levou casas da nossa família, de nossos amigos, e eu vendo uma parte da minha aldeia, da cultura, da minha história, acabar eu fico muito triste”, disse Philip Walla, indígena morador da Baía da Traição. Segundo o Censo 2022, 86,64% da população do município é composta por indígenas.

A erosão já causou danos diretos em áreas residenciais, com registro de uma casa virada de ponta-cabeça e impacto em mais de 20 residências. Um dos pontos mais afetados é a Praia do Forte, onde passa a rodovia PB-008, ligação entre Baía da Traição e as aldeias indígenas.

Apesar do início da obra, a Defesa Civil afirma que o muro, sozinho, não resolve o problema e defende um pacote de ações para reduzir a vulnerabilidade da costa. O coordenador Wenison Medeiros citou como necessárias medidas de recuperação e intervenções de engenharia de menor impacto:

  • recuperação de dunas
  • recuperação da vegetação de restinga
  • realimentação de praias
  • restauração de manguezais e recifes
  • obras de engenharia leve, como bigões permeáveis ou quebra-mares submersos

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo