Michelle diz que Bolsonaro foi submetido a novo procedimento cirúrgico no diafragma

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro informou neste sábado (27) que o ex-presidente Jair Bolsonaro voltou ao centro cirúrgico do Hospital DF Star, em Brasília, para realizar um novo procedimento médico voltado ao controle de crises persistentes de soluço. Segundo ela, a equipe médica fez um bloqueio do nervo frênico, estrutura responsável por comandar o diafragma, na tentativa de interromper os episódios que, de acordo com Michelle, já duram cerca de nove meses.

Bolsonaro está internado desde o dia 24 e passou, na quinta-feira (25), por uma cirurgia para correção de hérnias inguinais, considerada bem-sucedida pelos médicos. Na ocasião, a equipe avaliou incluir o bloqueio do nervo frênico na mesma intervenção, mas optou inicialmente por ajustar a medicação e a alimentação do ex-presidente, associando as crises a um quadro de esofagite severa e refluxo gastroesofágico. A nova ida ao centro cirúrgico ocorre após reavaliação clínica do quadro.

De acordo com especialistas ouvidos pela imprensa, o bloqueio do nervo frênico é um procedimento feito, em geral, com anestesia local e guiado por ultrassom, para reduzir temporariamente a atividade do nervo que controla o diafragma e, assim, interromper soluços persistentes que não respondem a tratamentos convencionais. O método, porém, não é isento de riscos e pode causar paralisia temporária do músculo, exigindo suporte ventilatório caso haja dificuldade respiratória.

Em mensagem nas redes sociais, Michelle pediu orações “por mais esse procedimento, para que seja exitoso e traga alívio definitivo”, relatando que o marido enfrenta soluços diários e descrevendo o período como uma “luta de angústia”. A equipe médica prevê que Bolsonaro permaneça internado entre cinco e sete dias para cuidados pós-operatórios, prazo que pode ser estendido conforme a resposta ao procedimento e à recuperação geral.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo