Empresas com atuação na Paraíba são premiadas por projetos que fomentam bem-estar e carreira de funcionários; conheça as ações e vencedores do ‘Prêmio Ser Humano’

O Prêmio Ser Humano Paraíba (ABRH-PB) premiou Unimed JP, Grupo Mateus e Instituto Alpargatas nas categorias Excelência, Desenvolvimento e ESG. Os cases serão referência para empresas da Paraíba.

(Foto: Lara Ribeiro / Portal WSCOM)

Uma empresa, ainda que carregue uma marca, é fundamentalmente construída com seres humanos. E o bem-estar desses colaboradores é o ponto central do Prêmio Ser Humano, uma iniciativa da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH). A premiação já está na sua 32ª edição nacional e, na noite desta quarta-feira (10), ocorreu a 14ª edição seccional da Paraíba.

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O prêmio conta com cinco categorias: Desenvolvimento Humano, Excelência Organizacional, ESG, Jovem Profissional e Destaque Profissional. Para participar, empresas, jovens profissionais ou indivíduos devem submeter cases que são avaliados em critérios como relevância, inovação, resultados e impacto.

“As empresas ou mesmo o jovem ou o profissional individual também podem escrever cases dessas práticas e a gente tem avaliadores que fazem análises, existem alguns critérios que são observados nesses cases. A partir de 80 pontos, eles já se tornam finalistas e num evento como esse, que é a cerimônia de premiação, eles descobrem qual o lugar deles no ranking – primeiro, segundo ou terceiro lugar”, explicou a presidente da ABRH-PB, Patrícia Queiroz, em entrevista ao Portal WSCOM.

Neste ano, a premiação teve apenas três categorias na Paraíba, foram elas:

  • Desenvolvimento Humano: Focada em treinamento e desenvolvimento de pessoas.
  • Excelência Organizacional: Focada em processos e mudanças dentro da organização.
  • ESG: Totalmente focada nesse pilar.

“Todos os cases que são apresentados aqui passam a ser referências para outras empresas, inclusive dentro das próprias práticas da ABRH-PB. Nós temos um evento chamado Circuito de Boas Práticas, onde nós visitamos as empresas e seus cases para que os profissionais possam conhecer mais esses cases, se inspirar e poder levar os cases para suas organizações”, contou a vice-presidente da ABRH-PB e diretora do prêmio, Eliane de Jesus.

Conheça os vencedores:

Categoria Excelência Organizacional

1º lugar: Unimed João Pessoa
2º lugar: Grupo Mateus
3º lugar: Fácil Tecnologia

Categoria ESG

1º lugar: Instituto Alpargatas
2º lugar: Gráfica Santa Maria
3º lugar: CAGEPA

Categoria Desenvolvimento

1º lugar: Grupo Mateus
2º lugar: AeC
3º lugar: Fácil Tecnologia

Projetos em destaque

Com o projeto “Da teoria à prática: um modelo para implantação sustentável de práticas” a Unimed foi vencedora da categoria Excelência Organizacional. O projeto já existe há um ano e foca no bem-estar dos colaboradores, abordando questões de ciclos sociais para que eles possam produzir e se expressar.

“Nós levamos a proposta e todo o time abraçou a causa, porque o projeto não se faz por si só, ele precisa sim da participação da pessoa. Por isso a nossa felicidade em participar no Prêmio Ser Humano”, disse Carla Albuquerque, psicóloga e gestora institucional na Unimed.

Já o Grupo Mateus foi vencedor da categoria Desenvolvimento com o case Sucessores, que faz parte da Academia de Excelência Operacional, que por sua vez está dentro da universidade corporativa da empresa. O objetivo do programa é fomentar a educação e o plano de carreira dos colaboradores, permitindo que um colaborador possa se desenvolver e crescer profissionalmente dentro da empresa.

“Hoje eu tenho um colaborador que entra na empresa, por exemplo, como açougueiro e através do programa de sucessores, eu tenho a oportunidade e ele também de se desenvolver e fazer parte do quadro de gestão da empresa. Esse programa foi oriundo da necessidade do Grupo Mateus, com a nossa expansão frenética. E falando da Paraíba, hoje a gente possui mais de 80 colaboradores que são os sucessores”, contou Vitória Lira, coordenadora de treinamento e desenvolvimento do grupo Mateus.

E o Instituto Alpargatas foi o vencedor da categoria ESG com o case de Marcenaria Sustentável. O projeto surgiu em 2019 a partir da ideia de reaproveitar pallets da Alpargatas que seriam descartados. Atualmente, através de uma parceria com o SENAI, o projeto forma voluntários para cursos de aproximadamente três meses para fabricação de materiais como bancos, cadeiras e mesas que são destinados a escolas públicas.

“Esses voluntários são extremamente importantes nesse trabalho, porque além da promoção de igualdade e de oportunidade através da formação profissional que é certificada pelo SENAI para uma nova formação das pessoas e novas habilidades, a gente também utiliza esse esse pessoal para que possa estar nos ajudando nos programas”, contou Berivaldo Araújo, diretor executivo do Instituto Alpargatas.

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