Datafolha: Lula lidera com larga vantagem sobre Flávio Bolsonaro; Tarcísio tem distância mais curta

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), recém-anunciado como o candidato do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para a disputa presidencial de 2026, ficaria 15 pontos atrás do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se o segundo turno ocorresse hoje. É o que aponta a mais recente pesquisa Datafolha sobre a sucessão do próximo ano.

A pesquisa ouviu 2.002 eleitores de terça (2) a quinta (4), antes, portanto, do anúncio feito por Flávio. O levantamento foi realizado em 113 municípios com maiores de 16 anos, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Os números divulgados mostram uma ampliação marginal do domínio de Lula em relação ao levantamento anterior, realizado no final de julho.

  •  Lula marca 51% contra 36% de Flávio Bolsonaro.
  •  No levantamento anterior, Lula vencia por 48% a 37%

Cenário Lula x Outros Nomes da Direita

Outros nomes cotados na direita apresentam resultados menos desfavoráveis do que o senador do PL:

  •  O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), perde para Lula por 47% a 42% (uma desvantagem de 5 pontos). Em julho, o placar era 45% a 41%.
  •  O governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), perde por 47% a 41% (uma desvantagem de 6 pontos). No levantamento anterior, ele perdia por 45% a 40%.

A pesquisa também aferiu cenários com outros integrantes da família Bolsonaro, que possuem maior desvantagem em um eventual segundo turno contra o atual presidente:

  •  O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) perde de 52% a 35%.
  •  A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL-DF) perde de 50% a 39%.

O anúncio de Flávio como candidato de Bolsonaro — que foi condenado a 27 anos e três meses de prisão por tentativa de golpe após o pleito de 2022 — foi feito nesta sexta-feira (5) e foi recebido com desagrado por setores do Centrão, MDB e PSD.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo