O Governo Federal reconheceu situação de emergência por estiagem em oito municípios da Paraíba, elevando para 111 o número de decretos vigentes no estado relacionados à falta de chuvas, além de um reconhecimento por chuvas intensas. A decisão foi formalizada em portaria publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (2), a partir de ato do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional e da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.
As cidades incluídas na nova portaria são Cacimba de Areia, Cuité, Matinhas, Pedra Branca, Puxinanã, Queimadas, Soledade e Sousa, situadas nas regiões do Sertão e do Agreste paraibano. Todas haviam decretado situação de emergência em razão da estiagem e agora passam a contar com o reconhecimento da União para fins de apoio federal.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
A estiagem é caracterizada pela redução, atraso ou ausência das chuvas esperadas para o período chuvoso, comprometendo o abastecimento de água, a produção agrícola, a dessedentação animal e o cotidiano das famílias que dependem diretamente das precipitações para sobreviver.
Com o reconhecimento federal, as prefeituras desses oito municípios podem solicitar recursos para ações de Defesa Civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeições para trabalhadores e voluntários, além de kits de limpeza de residências, higiene pessoal e dormitório, entre outros itens previstos nos programas de assistência da União.
Na última quarta-feira (26), outras 13 cidades paraibanas também tiveram situação de emergência por estiagem reconhecida pelo Governo Federal.
