O deputado federal Mersinho Lucena (PP) avalou, ao Portal WSCOM, novos rumos partidários para 2026, em meio ao processo de filiação do pai, o prefeito Cícero Lucena, ao MDB, ato que será oficializado na próxima segunda-feira, em João Pessoa. Em entrevista, o parlamentar afirmou que não há pressa para uma decisão, mas confirmou que não vê mais condições de seguir no PP.
“Olha, quem tem prazo não tem pressa, né? A gente tem até abril do ano que vem para decidir é para qual partido nós iremos. obviamente que eu não tenho mais hoje clima nem condições de permanecer no Progressistas, até mesmo porque existe um candidato posto, que é o vice-governador Lucas, e o prefeito também é pré-candidato, está se filiando ao MDB, para poder deixar o partido à vontade de fazer suas escolhas.”
Mersinho disse ainda que o MDB é um partido no qual se sente confortável, mas ressaltou que ainda dialoga com outras siglas.
“É um partido que me me deixa muito à vontade também o MDB, mas é dentro das conjunturas políticas, do estado da Paraíba, a gente que tem conversado com diversos partidos, já já teve convites do Avante, do PDT, do MDB, do PSD, e a gente no momento certo a gente vai fazer as nossas decisões, inclusive contando nesse arco de aliança que a gente quer construir na candidatura do prefeito sendo o ano que vem, nas melhores condições.”
Ele afirmou ter sido convidado por diversas lideranças nacionais do MDB e admitiu afinidade com o partido.
“Eu me sinto muito à vontade no MDB, já tive convite de Baleia Rossi […] bem recebido sempre pelo ministro Jader, Renan Filho, todos eles me querem lá no MDB, mas também tive convites com relação, como eu falei, ao Avante e outros partidos que também me deixam muito à vontade. Então, no momento certo a gente vai tomar essa decisão.”
Aliança por Cícero será decisiva
Para Mersinho, o principal critério da escolha partidária será a formação de uma base de apoio capaz de sustentar a candidatura de Cícero ao Governo do Estado.
“Eu acho que é mais a questão de a gente buscar um arco maior de aliança para a candidatura do prefeito Cícero, né? se a gente conseguir dentro da da minha perspectiva de continuar como deputado federal, da minha candidatura à reeleição, eu tenho um partido que se eu for para esse partido, por exemplo, isso possa nos dar a garantia de que esse partido poderá apoiar o prefeito de Cícero, obviamente que a gente vai pensar e refletir nesse sentido.”
Questionado sobre conversas internas do MDB para a formação da chapa proporcional, o deputado negou tratativas específicas, mas citou nomes já postos.
“Não, a gente tem candidatos, a gente tem pré-candidato, por exemplo, Netto Lima lá que foi candidato à prefeitura de Santa Luzia, já se colocou à disposição de ser candidato a deputado federal. Nós temos outros pré-candidatos a deputados federais que também já está nesse arco de aliança que poderá fazer parte da nominata do MDB.”
Relação com Veneziano e aproximação com o PT
Mersinho elogiou a atuação do senador Veneziano Vital do Rêgo, destacando seu papel na construção da pré-candidatura de Cícero e sua prioridade nacional no projeto de reeleição.
“É, Vneziano, a gente conversado muito com o senador que tem sido um fundamental nesse papel inclusive da construção da pré-candidatura do prefeito Cícero. O veneziano é um parceiro, tem sido um parceiro a nível nacional e inclusive nessa construção com o PT do presidente Lula, ele é prioridade do Planalto a reeleição de Veneziano”.
Ele afirmou que a aliança com o PT é estratégica e deve se consolidar tanto nacional quanto localmente.
“Nós estamos aqui à disposição e nos colocando junto com o projeto do presidente Lula. E eu acredito que o PT, Cida, o PT Nacional, o PT Estadual, o PT Municipal não abdicará desse apoio do prefeito Ciro Lucena, com relação à campanha do presidente Lula.”
“Projeto Paraíba”
Mersinho encerrou reforçando que o debate não é apenas político, mas administrativo, e defendeu que Cícero reúne experiência para conduzir o estado.
“Esse estado precisa de alguém que esteja pronto para poder cuidar, para poder dar continuidade a esse projeto exitoso do governo do estado. Eu não estou falando de política, eu estou falando de administração. E não tem uma pessoa como o prefeito Cícero, que já tem quatro mandatos, são poucos no Brasil que tem essa experiência, são poucos que tem a experiência de governador, de senador, de ministro para poder fazer com que a Paraíba continue avançando.”
A decisão final sobre o futuro partidário de Mersinho Lucena deve ocorrer até abril de 2026, prazo final para filiações visando a disputa eleitoral.
