O governador João Azevêdo se reuniu, nesta quinta-feira (6), em Brasília, com o ministro substituto do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Osmar Ribeiro, para tratar da ampliação de projetos sociais desenvolvidos em parceria entre o Governo da Paraíba e o governo federal. Entre os temas discutidos, o destaque foi o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) na modalidade Leite, conhecido como PAA-Leite.
O encontro teve como objetivo garantir a continuidade e expansão da iniciativa, que beneficia tanto produtores rurais quanto famílias em situação de vulnerabilidade alimentar em todo o estado. João Azevêdo avaliou a reunião de forma positiva e afirmou estar confiante na ampliação do programa a partir de 2026.
“Tivemos a oportunidade de tratar na reunião de programas sociais que a Paraíba realiza em parceria com o governo federal, dentre eles o PAA-Leite, para que possamos mantê-lo no patamar que temos hoje e com a perspectiva de ampliação para 2026”, afirmou o governador.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
Azevêdo também destacou o aporte financeiro realizado pelo Governo do Estado para garantir a execução do programa, que já movimenta mais de R$ 60 milhões. Segundo ele, o governo estadual tem contribuído com valores acima do previsto inicialmente, reforçando a importância da parceria com o governo federal para ampliar o alcance da ação.
“Essa é uma ação que envolve recursos superiores a R$ 60 milhões e queremos o apoio do governo federal para aumentar essa participação, considerando que a Paraíba realiza um aporte acima do previsto”, pontuou.
A reunião contou ainda com a presença do secretário de Infraestrutura e dos Recursos Hídricos, Deusdete Queiroga; do procurador-geral do Estado, Fábio Brito; e do secretário executivo da Representação Institucional, Adauto Fernandes.
Sobre o PAA-Leite
O Programa de Aquisição de Alimentos – modalidade Leite pretende combater a insegurança alimentar e nutricional e fortalecer a agricultura familiar. A iniciativa garante a compra direta do leite produzido por agricultores familiares, que é posteriormente distribuído gratuitamente a famílias em situação de vulnerabilidade social, fortalecendo a economia rural e promovendo inclusão social.
Com a possível ampliação do programa, o Governo da Paraíba espera aumentar o número de produtores atendidos e ampliar o alcance da distribuição, reforçando o compromisso da gestão estadual com as políticas de combate à fome e incentivo à produção local.