O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e o Ministério das Cidades concluíram a definição de projetos para ampliar as redes de transporte público coletivo de média e alta capacidade para João Pessoa como parte do Estudo Nacional de Mobilidade Urbana realizado em parceria pelas duas instituições.
O estudo projeta a expansão da rede em quatro projetos de corredores de ônibus, projeto de Veículo Leve Sobre Trilhos ou BRT, a escolha entre o uso de VLT ou BRT deverá ocorrer em etapas posteriores com base em estudos detalhados. A estimativa é de que o projetos representem um investimento de R$ 3,5 bilhões.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
“Com o estudo, o BNDES contribui com a produção de uma política pública para a formulação de uma estratégia nacional de mobilidade urbana, de longo prazo e sustentável, unindo esforços da União, dos estados, dos municípios e do Distrito Federal. O objetivo é melhorar a qualidade de vida dos brasileiros e brasileiras, com um transporte mais eficaz, menos poluidor e mais seguro”, afirma o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.
Em João Pessoa, os projetos previstos pelo ENMU são a implantação do BRT ou VLT Aeroporto – Bessa e dos corredores Pedro II, Mangabeira, Bessa – Centro e Cruz das Armas.
