Seis suspeitos de integrar uma facção criminosa foram presos na manhã desta quinta-feira (23) durante a Operação Connection, que desarticulou um núcleo responsável por tráfico de drogas e outros crimes em João Pessoa e em outros estados do Nordeste. Além das prisões, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão em residências e estabelecimentos ligados aos investigados nas cidades de Feira de Santana, na Bahia, Parnamirim e Natal, no Rio Grande do Norte.
As investigações apontam que parte dos integrantes mantinha o controle das ações criminosas de dentro do sistema prisional, articulando o comércio de drogas e outros delitos com comparsas em liberdade. Os crimes apurados incluem tráfico de drogas, associação criminosa e delitos conexos, cujas penas podem ultrapassar 25 anos de prisão.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
Durante a ação, que contou com a participação de cerca de 40 agentes, foram apreendidos materiais que devem contribuir para o avanço das investigações. O grupo, segundo as autoridades, possuía conexões interestaduais e atuava na movimentação de drogas e lavagem de dinheiro por meio de empresas de fachada e atividades comerciais.
A Operação Connection foi conduzida pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado da Paraíba (FICCO/PB), composta pela Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social e Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba. As autoridades afirmam que novas fases poderão ser deflagradas para prender outros integrantes e enfraquecer financeiramente a facção.