A Agevisa-PB (Agência Estadual de Vigilância Sanitária da Paraíba) autorizou, nesta sexta-feira (3), que os órgãos de vigilância sanitária dos municípios da Paraíba iniciem ações de fiscalização em bares, restaurantes e eventos para combater a comercialização de bebidas alcoólicas falsificadas ou adulteradas com metanol em João Pessoa.
Em conversa com a reportagem do WSCOM, o Diretor Geral da Agevisa-PB, Geraldo Moreira, declarou que “as vigilâncias estão sob alerta e já começaram a fiscalização dentro de seus territórios. Em Campina Grande, por exemplo, principalmente nas feiras, onde o comércio de bebidas é grande, já estão sendo feitas as investigações. Em João Pessoa, neste fim de semana, teremos o show de Wesley Safadão, e os responsáveis pelo evento já estão cientes do risco da venda de bebidas, bem como os ambulantes que ficam à frente dessas casas de show, que também serão fiscalizados pela vigilância sanitária”.
Ainda segundo Geraldo, a Agevisa-PB já agendou reunião com outros órgãos para a próxima semana. “A Agevisa na Paraíba já está com a agenda feita para segunda-feira. A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB), a Polícia Civil, o Instituto de Polícia Científica (IPC), o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), o PROCON-PB e a Rede de Urgência e Emergência (RUE) da SES-PB estarão reunidos para traçar um possível plano de emergência”.
“Na Paraíba não temos nenhum caso confirmado (de intoxicação por metanol), mas essa reunião terá, como objetivo, puxar esses pontos de interrogação e definir o papel de cada órgão, em caso de necessidade. A equipe já está pronta. No primeiro sinal de ocorrência, a Agevisa-PB estará pronta para agir em conjunto com as vigilâncias territoriais”, completou.