O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) emitiu um alerta sobre um golpe que está cobrando pela emissão do primeiro título de eleitor. A fraude, denunciada à Ouvidoria Eleitoral, usa um site chamado “Portal Consulta Doc BRASIL” para exigir uma taxa de R$ 57,00 por um serviço que, na verdade, é totalmente gratuito.
A Justiça Eleitoral paraibana reforça que todos os seus serviços são de graça. Isso inclui a emissão do primeiro título, segunda via, transferência de domicílio e certidões eleitorais. O atendimento oficial é feito apenas nos cartórios eleitorais ou através dos canais online oficiais, como o site “Auto Atendimento Eleitoral” e os portais do TSE e dos TREs.
Como se Proteger da Fraude
Se você receber mensagens ou for direcionado a sites que pedem pagamentos ou contêm links suspeitos, o TRE-PB orienta a não clicar em nada e, se possível, denunciar o material à Ouvidoria Eleitoral e ao Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral, ambos disponíveis no portal do TRE-PB.
A Justiça Eleitoral não envia boletos ou links de cobrança. A chefe da Seção de Gestão do Cadastro e Direitos Políticos, Cibele Fonseca Bissigo e Sousa, reafirma que todas as comunicações oficiais são feitas por canais formais e seguros.
“Este alerta contra golpes mostra que, além da tecnologia, é fundamental conscientizar a sociedade para não cair em armadilhas virtuais. Os serviços da Justiça Eleitoral são totalmente gratuitos. Qualquer tentativa de cobrança é indício de fraude”, afirmou Charles Elias Ferreira de Oliveira, coordenador de Gestão do Cadastro e Direitos Políticos.